APARECIDO DO CARMO
DO CONEXÃO PODER
A desembargadora Maria Aparecida Ribeiro foi eleita presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) para o biênio 2023/2025. Ela substitui o desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, que presidiu a Corte Eleitoral do Estado nos últimos dois anos.
A vice-presidência ficou com a desembargadora Serly Marcondes Alves. Ela também desempenhará a função de Corregedora Eleitoral, substituindo a desembargadora Nilza Maria Pôssas de Carvalho.
A posse das duas desembargadoras como membros do TRE-MT e a posterior eleição para presidência e vice-presidência foi realizada na manhã desta sexta-feira (28), no plenário da Corte. As duas desembargadoras serão as responsáveis por conduzir as eleições municipais de 2024 nos 141 municípios de Mato Grosso.
Constitucionalmente, o TRE é composto de dois desembargadores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, escolhidos por seus pares; dois juízes de Direito, escolhidos pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso.
Além disso, compõem a Corte: um juiz federal, escolhido pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região; e dois advogados, nomeados pelo Presidente da República, escolhidos a partir de lista sêxtupla formada pelo Tribunal de Justiça.