Domingo, 27 de Abril de 2025

27 de Janeiro de 2025, 09h:15 - A | A

Poderes / QUEDA NA RECEITA

Dilmar: A grande preocupação de MT é a Reforma Tributária, vamos perder muito dinheiro

O parlamentar afirmou que o foco do Governo está nos impactos financeiros dos próximos anos

VANESSA MORENO
CONEXÃO PODER



O deputado estadual Dilmar Dal’Bosco (União), líder do governador Mauro Mendes (União) na Assembleia Legislativa, disse que a maior preocupação do Estado é com os impactos da Reforma Tributária, aprovada no Congresso Nacional, e não a recomposição salarial dos servidores do Estado. A declaração foi feita após a Revisão Geral Anual (RGA) de 4,83% ser aprovada na Casa na última quarta-feira (22). A porcentagem foi aceita pelos servidores, mas eles ainda reivindicam passivos acumulados entre os anos de 2018 e 2022. 

“A grande preocupação de Mato Grosso não é isso. A grande preocupação de Mato Grosso é a Reforma Tributária que foi aprovada no Congresso Nacional, que nós vamos perder muita receita”, disse Dal'Bosco à imprensa.

 

 Com o RGA aprovado, o impacto mensal com a folha de pagamento dos servidores será de R$ 76 milhões, o que soma R$855 milhões ao ano. O reajuste foi concedido com base no Índice Nacional do Preço ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e que é usado como a referência para a inflação.

 

 De acordo com o parlamentar, apesar disso o foco do Governo está voltado para os impactos da Reforma, visto que nos próximos anos Mato Grosso verá a arrecadação cair em todos os setores, além de perder incentivos fiscais. Dilmar explicou que, por Mato Grosso não ser um estado consumidor e sim produtor, haverá perdas tributárias. Isso porque, de acordo com o texto da Reforma, os tributos não serão destinados ao estado que produz, mas sim ao que consome. 

 

 

“O ICMS do diesel será o único incremento que talvez vamos ter dentro do Estado de Mato Grosso, de aumento de arrecadação, os demais a arrecadação vai cair em todos os setores, inclusive vamos perder os incentivos fiscais”, destacou.

Comente esta notícia



Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076