KARINE ARRUDA APARECIDO CARMO
DO CONEXÃO PODER
Com o nome do governador Mauro Mendes (União) sendo cotado para a disputa ao Senado em 2026, os apoios políticos já começaram a aparecer e a candidatura do chefe do Executivo de Mato Grosso tem ganhado ainda mais força. Na manhã desta quarta-feira (19), o ex-governador de São Paulo João Doria afirmou que votaria em Mauro caso o seu título fosse daqui.
“Se eu aqui vivesse e tivesse título de eleitor, eu votaria em Mauro Mendes, não tinha a menor dúvida disso. O histórico de seis anos de governo, ainda dois a serem cumpridos, fazem dele, ao meu ver, um candidato imbatível ao Senado do seu estado. É um reconhecimento do Estado a sua eficiência e a liderança que ele exerceu aqui”, pontuou Doria.
A declaração foi feita durante coletiva de imprensa no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, pouco antes de uma reunião entre Doria, que é fundador e presidente do Grupo de Líderes Empresariais (LIDE), o governador Mauro Mendes e representantes do poder Executivo, nessa quarta. O encontro serviu para tratar de investimentos em Mato Grosso.
Durante a coletiva, Doria chegou a ser indagado sobre suas pretensões políticas futuras e até uma possível candidatura. Na ocasião, ele reiterou que não pretende voltar para o ramo.
“Em relação a mim, eu não pretendo voltar à política. Eu deixei a política sem acusar ninguém, sem mágoas e ressentimento. Aliás, quero ressaltar que sem política não se faz democracia. Nós estamos dentro de um regime democrático e é preciso respeitar a política no seu exercício, tanto no Legislativo, no Executivo e no Judiciário”, afirmou.
Além de Doria, o vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta (Republicanos), também declarou apoio a Mauro caso ele decida investir na disputa ao Senado. O republicano disse que está se preparando para ser candidato ao Governo do Estado nas eleições de 2026, principalmente se Mauro renunciar ao cargo para disputar o Senado Federal.
O apoio maior a Mauro foi dado neste fim de semana, quando o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sinalizou que estará ao lado do governador na disputa. Os dois estiveram juntos no ato a favor da anistia no domingo (16), em Copacabana, no Rio de Janeiro. Mauro foi citado várias vezes ao longo do discurso de Bolsonaro, que destacou que mesmo não sendo filiado ao PL é um “gente boa” para a eleição de 2026.