22 de Setembro de 2021, 13h:55 - A | A

Poderes / VACINAS DO BUTANTAN

Doria libera repasse de 500 mil doses de Coronavac para Mato Grosso

Após fim do contrato com Ministério da Saúde, Butantan inicia distribuição direta das vacinas para os estados, incluindo também Ceará, Espírito Santo, Pará e Piauí

DA REDAÇÃO



O Governador de São Paulo, João Doria anunciou, nesta quarta-feira (22), o acordo de fornecimento da vacina Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a biofarmacêutica chinesa Sinovac, ao Mato Grosso. O Governo de SP e o Instituto Butantan vão liberar um total de 500 mil doses para que o estado possa fortalecer o plano de imunização contra a covid-19.

“A razão que traz governadores de diferentes regiões do país a São Paulo é a mais nobre. É celebrar a vacina Coronavac, produzida pelo Butantan, para salvar vidas e proteger a saúde de suas populações. Serão liberados aos estados um total de 2,5 milhões de doses de vacinas do Butantan para que mais brasileiros nos estados do Nordeste, Sudeste, Norte e Centro Oeste possam ser mais rapidamente imunizados”, disse Doria.

Além do Mato Grosso, os estados do Ceará, Espírito Santo, Pará e Piauí também vão receber novas remessas da Coronavac. No total, serão liberadas 2,5 milhões de doses para os cinco estados. O anúncio ocorreu durante cerimônia na sede do Butantan, com as presenças de Doria e do presidente do instituto, Dimas Covas.

Conforme previsto nos acordos firmados, o Mato Grosso vai receber 500 mil doses da Coronavac. O Espírito Santo também contratou 500 mil doses e o Ceará receberá 300 mil. Completando o carregamento de 2,5 milhões de vacinas, o Pará irá receber 1 milhão de doses e o Piauí ficará com outras 200 mil.

A produção do Instituto Butantan envolve processos de envase, rotulagem, embalagem e um rigoroso controle de qualidade antes do fornecimento das vacinas. As doses entregues nesta quarta-feira vão contribuir com os planos de imunização e enfrentamento da pandemia nos cinco estados, que ficam localizados nas regiões Norte, Nordeste, Centro Oeste e Sudeste do país.

Dados do próprio Ministério da Saúde indicam que a Coronavac reduziu em 88% as mortes por COVID-19 entre pessoas com mais de 70 anos em todo país. A média semanal de óbitos caiu de 1.316 por dia em 28 de março para 164 em 20 de agosto. No Mato Grosso, a redução foi de 78%. Em 28 de março, as vacinas da Pfizer e da Janssen ainda não eram aplicadas no Brasil e a Coronavac era aplicada em 8 a cada 10 idosos.

No último dia 15 de setembro, o Instituto Butantan finalizou a entrega das 100 milhões de doses ao Programa Nacional de Imunização (PNI), com a liberação de um lote de mais de 6,9 milhões de doses da Coronavac. As vacinas liberadas faziam parte do segundo contrato firmado com o Ministério da Saúde, de 54 milhões de vacinas. O primeiro, de 46 milhões, foi concluído em 12 de maio.

Comente esta notícia



Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076