21 de Julho de 2022, 16h:55 - A | A

Poderes / CONDENADO A MAIS DE 100 ANOS

Eder reaparece e paga mico tentando culpar Mauro por obra da Copa que ele e Silval não terminaram

"Trata-se de obra do conglomerado do modal de transporte VLT, que deveria ter sido concluído em 2013, sob a gestão do senhor Eder Moraes, cujo contrato foi rescindido por prática de corrupção", diz governo do Estado

DAFFINY DELGADO
DO CONEXÃO PODER



O ex-secretário da Secopa, Eder Moraes, gravou um vídeo, onde cobra a conclusão das obras de um viaduto na Avenida Miguel Sutil, que ligaria os bairros Araés e Consil, em Cuiabá. O elevado faz parte de um pacote de obras para instalação do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), iniciado durante a gestão dele, em 2012. Eder tem mais de 100 anos de condenação em primeira instância tanto na justiça federal como na estadual. Porém, o ex-secretário de Blairo Maggi e Silval Barbosa continua livre.

No vídeo, Eder, que pretende disputar as eleições de outubro para deputado estadual, cobrou providências do Governo de Mato Grosso para desobstrução do trecho. Para ele, o problema se resolveria apenas com uma retroescavadeira, para abrir a passagem embaixo do viaduto. O túnel fica nas imediações da Rua Trigo de Loureiro.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

 

>>> Receba notícias no Telegram e fique bem informado

 "Isso é um absurdo, não tiraram a terra até hoje. O viaduto está obstruído. Basta uma retroescavadeira, uma pá carregadeira, retira essa terra daqui e nós criamos uma nova opção de mobilidade urbana dentro de Cuiabá, paralela à avenida do CPA, evitando que as pessoas tenham que fazer contornos a quilômetros de distância", disse em gravação.

  

Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) lembrou o escândalo de corrupção envolvendo o modal, exatamente na gestão de Eder frente à Secopa, que travou a conclusão das obras na Capital. O VLT, modal escolhido para ser implantado antes da Copa do Mundo de 2014, já custou mais de R$ 1 bilhão em recursos públicos e nunca saiu do papel.

  

"Trata-se de obra que faz parte do conglomerado do modal de transporte VLT, que deveria ter sido concluído em 2013, sob a gestão do senhor Eder Moraes, cujo contrato foi rescindido por prática de corrupção", diz trecho de nota.

  

Eder foi condenado e chegou a ser preso por atos de corrupção no Governo de Silval Barbosa, justamente por causa dos atos de corrupção envolvendo as obras da Copa de 2014, entre outros crimes. Foi sentenciado a 18 anos e 4 meses de prisão no âmbito da Operação Ararath, pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Segundo delação premiada de Silval, ele era um dos beneficiados em esquema de propina.

Até janeiro deste ano, ainda usava tornozeleira eletrônica, quando conseguiu decisão favorável e se livrou do monitoramento.

LEIA NA ÍNTEGRA

Sobre o viaduto na Miguel Sutil, o Governo de Mato Grosso esclarece que:

1. Trata-se de obra que faz parte do conglomerado do modal de transporte VLT, que deveria ter sido concluído em 2013, sob a gestão do senhor Eder Moraes, cujo contrato foi rescindido por prática de corrupção;

2. Como ela está inserida entre as intervenções viárias do BRT, assim que a obra for retomada, o viaduto será concluído. Vale destacar que a licitação para o reinício da obra já foi concluída;

3. Lembramos ainda que a obra só não iniciou até o momento, por uma decisão liminar do Tribunal de Contas da União, a pedido da Prefeitura de Cuiabá, que o Governo já recorreu.

 

Comente esta notícia



GRUPO ANDRÉ MICHELLS

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076

RepórterMT
G5 NEWS
CONEXÃO PODER