APARECIDO DO CARMO
DO CONEXÃO PODER
A pesquisa do Instituto Percent Brasil revelou que 81,2% dos eleitores ainda não pensaram sobre em quem vão votar para prefeito na eleição de 2024, em Cuiabá. Não sabem ou estão indecisos 51,6% dos eleitores. Não responderam à pesquisa 29,6%. O pleito está marcado para outubro de 2024.
Na pesquisa espontânea, em que o eleitor é perguntado sobre quem ele votaria para prefeito da Capital e escolhe um nome de sua preferência, o mais lembrado é Emanuel Pinheiro (MDB), que aparece com 3,8% das intenções de voto. No entanto, Emanuel sequer pode disputar um novo cargo, já que ocupa a prefeitura pela segunda vez consecutiva.
Em seguida, aparece o deputado federal Abílio Brunini (PL), com 3,5% dos votos. O deputado estadual Lúdio Cabral (PT), aparece na sequência com 2,7%. Felipe Wellaton (Republicanos) e Janaína Riva (MDB) aparecem empatados com 1% dos votos. Todos esses nomes são de oposição à gestão de Emanuel Pinheiro.
Até mesmo o nome do governador Mauro Mendes (União) aparece no levantamento, com 1% das intenções de voto, seguido do nome do presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (União), com 0,8%.
O vice-prefeito de Cuiabá, José Roberto Stopa (PV) aparece com 0,7%, na frente de nomes importantes como a ex-deputada federal Rosa Neide, que teve 0,5%, Gisela Simona, que aparece com 0,5%, e Fábio Garcia, que teve 0,3%.
O deputado estadual Diego Guimarães (Republicanos) também foi lembrado pelo eleitorado e aparece com 0,3%, empatado com o também deputado Juca do Guaraná Filho (MDB), Mauro Carvalho (União) e o ex-prefeito de Cuiabá, Roberto França (Republicanos).
Na sequência aparecem empatados Wilson Santos (PSD), Márcia Pinheiro (PV) e Procurador Mauro (PSOL), com 0,2%. Disseram que vão votar em branco 1,2% dos eleitores.
Reprodução
A pesquisa ouviu 600 eleitores cuiabanos entre 27 de fevereiro e 3 de março. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa não foi registrada por não se tratar de ano eleitoral.