Sexta-feira, 09 de Maio de 2025

10 de Setembro de 2021, 08h:45 - A | A

Poderes / CANDIDATURA À PRESIDÊNCIA

Eleitor de MT prefere Eduardo Leite e tem aversão a Doria, avalia deputado

Governadores do Rio Grande do Sul e de São Paulo disputam internamente candidatura à Presidência da República, em 2022

CAMILLA ZENI
DAFFINY DELGADO



O presidente estadual do PSDB, deputado Carlos Avallone, acredita que o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, é “mais bem visto” entre os correligionários de Mato Grosso na disputa interna sobre quem deve ser o candidato à Presidência da República em 2022.

Leite disputa espaço com o governador de São Paulo, João Dória, que protagoniza desafeto com o atual presidente Jair Bolsonaro. Essa briga com Bolsonaro, segundo Avallone, é o que pode minar alguns votos a favor do candidato paulista.

“Em Mato Grosso, por algum motivo, talvez seja pela força muito grande que o Bolsonaro tem, principalmente com o agronegócio, tem uma aversão maior ao Dória num primeiro momento. Então, acho que o Dória vai construir a sua relação durante o tempo”, avaliou o deputado.

Segundo Avallone, Mato Grosso tem mais de 45 mil filiados que deverão votar na prévia nacional, agendada para o dia 21 de novembro. Por isso, os dois candidatos deverão tentar “convencer” os colegas de partido com as propostas.

Avallone também ponderou que, apesar da posição de Dória em Mato Grosso parecer uma desvantagem, a disputa interna deve ser bastante equilibrada. Ele lembrou que o governador paulista tem como ponto positivo, por exemplo, a corrida pela vacinação contra a covid-19, por meio do Instituto Butantan, do governo de São Paulo.

“Como presidente, eu vou aguardar a vinda dos dois. Agora, o Wilson Santos já declarou pelo Dória, alguns prefeitos do interior estão declarando pelo Eduardo Leite e a prévia é boa por causa disso. Vai ter uma luta grande, são 1,3 milhão de filiados do PSDB que vão votar”, finalizou.

A prévia nacional vai funcionar por meio de votos ponderados, sendo quatro grupos votantes, representando 25% dos votos cada. O primeiro grupo envolve filiados sem cargo eletivo; o segundo prefeitos e vice-prefeitos; o terceiro vereadores e deputados estaduais e distritais; já o quarto é composto por governadores, vice-governadores, ex-presidentes, deputados federais, senadores e o presidente da Comissão Executiva Nacional.

Em Mato Grosso, a visita de Eduardo Leite está prevista para o dia 11 de setembro. Já a data da visita de João Dória não foi confirmada.

 

Comente esta notícia

José Eduardo 10/09/2021

De onde ele tirou essa ideia? Aqui nenhum dos dois são bem vindos

positivo
0
negativo
0

1 comentários



Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076