Sexta-feira, 11 de Julho de 2025

26 de Janeiro de 2022, 07h:57 - A | A

Poderes / DISTRIBUIÇÃO DO ICMS

Emanuel aciona deputados e tenta derrubar projeto do governo: "Não é justo"

Projeto do Governo pretende distribuir quarta parte do ICMS de acordo com esforços dos municípios em algumas áreas.

EUZIANY TEODORO
DA REDAÇÃO



O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), voltou a falar sobre o projeto do Governo do Estado que pretende rediscutir a distribuição do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para os municípios. De tudo o que é arrecadado com o ICMS no Estado, 25% é distribuído aos municípios, sendo parte importante no orçamento das cidades.

O projeto enviado à Assembleia Legislativa pelo governador Mauro Mendes (DEM) pretende distribuir essa quarta parte do imposto de acordo com os esforços dos municípios em algumas áreas: educação, saúde, meio ambiente e agricultura familiar.

Em suas lives semanais, Emanuel tem mostrado indignação com a falta de diálogo junto aos prefeitos e à Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM) sobre a proposta, que pode retirar milhões do orçamento das prefeituras, segundo ele.

Na live desta terça-feira (25), o prefeito revelou que tem conversado com deputados estaduais, a fim de impedir que o projeto seja aprovado na Assembleia Legislativa.

“Não dá pra entrar de forma abrupta, enfiar goela abaixo, sem conversar com ninguém. Mexer no dinheiro sagrado que pertence aos municípios, que pertence a Cuiabá, sem conversar com Cuiabá. Isso não é justo, não é democrático, isso seria uma traição com o povo. Conversei com o deputado Carlos Avalone, com o deputado Paulo Araújo e outros deputados, que já garantiram que vão votar como está. Eles vão votar pelo diálogo”, afirmou Emanuel.

Comente esta notícia



Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076