DA REDAÇÃO
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB) vai decretar, na quarta-feira (01), novas medidas de prevenção e combate à covid-19 na Capital.
A informação consta em comunicado justificando o segundo adiamento da coletiva que o prefeito marcou para fazer as primeiras declarações públicas, após ter ficado afastado do cargo por quase 40 dias.
Nessa semana o surgimento da variante Ômicron, detectada inicialmente na África do Sul, mas com casos já em vários países, inclusive o Brasil, tem assustado a muitos e levantado o questionamento se é o momento de liberar grandes festas para Réveillon e Carnaval.
Apesar desse cenário, em Cuiabá o Conselho Municipal de Saúde aprovou a oitava versão do Plano Municipal de Contingência da covid-19 – Fase de Recuperação. A constatação é de controle da pandemia, liberando ações de retomada das atividades.
O plano cuiabano visa suprir a necessidade de novas estratégias de manejo, atendimento e retomada.
O Conselho indica fase de queda nos casos de covid-19, com cenário propício para reorganizar as Redes de Atenção à Saúde, não apenas através do esforço de medidas de prevenção, testagem e o rastreamento de contatos, mas também reorganizar os serviços para suprir o atendimento das demandas represadas.
A constatação do Conselho é de que o atual cenário demanda novas ações e pactuações intersetoriais para atender tanto aos pacientes acometidos pela covid-19, mas também as pessoas com outras condições de saúde, que, devido às restrições no atendimento de saúde adotadas como forma de evitar o contágio pelo coronavírus ou que deixaram de procurar o serviço pelo receio de contaminação, tiveram suas condições de saúde agravadas e que podem vir a pressionar o sistema de urgência e emergência.
Para dar resposta a isso, o Município de Cuiabá possui uma rede de serviços próprios nas redes de atenção primária e secundária, rede de hospitais próprios e contratualizados e conta também com uma rede de apoio diagnóstico. Essa rede retorna ao atendimento às demais patologias, ficando o Hospital Referência à covid-19 o único sob gestão municipal com leitos de UTIs e enfermarias covid-19.
Conforme a oitava versão do Plano de Contingência à Covid-19, nesta fase de recuperação, as redes de Atenção Primária e Secundária continuam seguindo os mesmos protocolos das fases de contenção e mitigação, dando suporte para o diagnóstico, acompanhamento e os devidos encaminhamentos à rede hospitalar quando o quadro clínico do paciente assim o demandar.