07 de Janeiro de 2022, 08h:19 - A | A

Poderes / RECURSOS DA EDUCAÇÃO

Emanuel diz que oposição mente sobre Fundeb e manda vereadores "estudarem mais"

Segundo o prefeito, parlamentares faltam com a verdade ao afirmarem que o Executivo pode usar 100% do fundo para custear salário dos professores.

EUZIANY TEODORO
DA REDAÇÃO



O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), explicou porque a Prefeitura Municipal não fará rateio de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) entre os profissionais da Educação e mandou vereadores da oposição “estudarem mais” o assunto.

“Teve vereador da oposição, sem compromisso com a verdade, e sites de Cuiabá, que eu chamo de ‘mídia fake’, querendo me atingir. Têm que estudar mais. Ficam querendo enganar a população, achando que a população é boba. Estudem mais”, disse o prefeito, em sua primeira live semanal, nesta quinta-feira (6).

Vereadores da oposição denunciaram que Emanuel não fez o rateio das sobras do Fundeb, como prevê a lei e outros municípios puderam fazer. Inclusive, foi encaminhada denúncia sobre o caso ao Ministério Público do Estado (MPMT).

Emanuel explicou que, do total de recursos do Fundeb aos municípios, 70% deve ser usado com pessoal (salários, direitos e contribuição previdenciária) e outros 30% em investimentos (reformas e construção de escolas e creches, por exemplo).

Segundo ele, Cuiabá aplicou quase 71% dos recursos em gastos com pessoal e, por isso, não há sobra para fazer o rateio. Os outros 30% não podem ser usados para este fim e, além disso, também estão sendo aplicados em obras da Educação.

“Cuiabá investiu quase 71% nos profissionais, salário, direitos, e uma série de outros que colocam os profissionais da educação com dignidade, respeitados e valorizados. Os outros 30% eu sou proibido de pegar esse dinheiro e ratear. Então chega desse ‘lero lero’”, declarou.

A Secretaria de Educação deve publicar uma nota técnica sobre o assunto nesta sexta-feira (7).

Comente esta notícia



GRUPO ANDRÉ MICHELLS

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076

RepórterMT
G5 NEWS
CONEXÃO PODER