CAMILLA ZENI
DA REDAÇÃO
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), defendeu a entrada de novos candidatos na disputa ao Governo de Mato Grosso em 2022 e desejou boa sorte ao pretenso nome da direita bolsonarista, o empresário Odílio Balbinotti Filho. Ao mesmo tempo, desconversou sobre seu projeto de disputar a vaga no Paiaguás.
À imprensa, Emanuel ponderou ser importante que mais candidatos se coloquem na disputa, para enriquecerem o debate eleitoral, evitando uma possível polarização, que acaba sendo prejudicial para a população.
“Você amplia a possibilidade de escolha da população,você não fica no dueto ou trido, ou na polarização, que nunca é boa”, disse o prefeito, em coletiva nessa segunda-feira (6). “Quanto mais candidato tiver, melhor, e os dois que melhor sensibilizarem a população vão para o segundo turno. Com isso a população se identifica mais com os seus candidatos. Por isso, eu vibrei com essa candidatura”, completou.
Ligado ao agronegócio, Balbinotti foi apresentado oficialmente como o nome da direita para as eleições no final do mês de novembro, mas sua candidatura não era dada como certa. Entretanto, poucos dias depois, o empresário foi apresentado ao presidente Jair Bolsonaro, em agenda articulada pelo deputado federal José Medeiros (Podemos), e teria recebido o aval do presidente, o que deu gás ao empresário.
Emanuel avaliou que, mesmo com o possível apoio de Bolsonaro, o nome de Balbinotti ainda não é conhecido da população mato-grossense e precisa ser avaliado e trabalhado nesse tempo até a eleição.
O prefeito chegou a questionar se Balbinotti teria “uma pegada popular”, de atenção às classes mais carentes e vulneráveis, e avaliou que apenas ele, Emanuel, consegue provocar “o sentimento” de clamor da população para a disputa. No entanto, não afirmou que mantém a intenção de disputar a vaga no Paiaguás.
Cabe destacar, a possibilidade do prefeito disputar a eleição foi levantada por ele próprio no mês de maio, quando sugeriu que poderia deixar a Prefeitura para apresentar novo plano de governo para Mato Grosso. Emanuel chegou a se reunir com algumas lideranças do MDB, mas não tem conseguido cooptar apoio dentro do partido, que, aliás, compõe a base do governador Mauro Mendes (DEM).
Leia também
Produtor Odílio Balbinotti deve ser nome do Agro para disputar governo de MT