Quarta-feira, 30 de Abril de 2025

16 de Dezembro de 2024, 08h:58 - A | A

Poderes / AUDIÊNCIA DE CONCILIAÇÃO

Emanuel e Abilio se encontram no TJ para discutir caos na saúde de Cuiabá

Audiência de conciliação será realizada no Tribunal de Justiça de Mato Grosso e deverá contar com a presença de outras autoridades.

APARECIDO CARMO
CONEXÃO PODER



O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) e o prefeito eleito Abilio Brunini (PL) devem ficar frente a frente nesta segunda-feira (16). Os dois foram convocados para uma audiência com o desembargador Orlando Perri, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), para tratar do caos na saúde pública de Cuiabá.

A decisão, que integra o processo resultante da intervenção na Secretaria Municipal de Saúde, ocorrida por dez meses ao longo de 2023, aponta o “agravamento da situação da saúde de Cuiabá” com “falhas graves nas unidades hospitalares da rede pública municipal”.

 O próprio Perri fez pessoalmente uma vistoria do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), além de determinar que o mesmo fosse feito no Hospital São Benedito e no Pronto Socorro Municipal.

 

 Perri quer ouvir de todos os envolvidos as “deficiências que precisam ser imediatamente sanadas para se evitar o colapso na rede pública municipal”.

 

 Abilio Brunini já adiantou que deve pedir ao desembargador que a equipe escolhida por ele para conduzir a saúde de Cuiabá possa assumir antecipadamente a função, em uma nova intervenção da saúde. Não está claro se o pedido tem fundamentos legais, já que na prática seria um adiantamento da gestão que deverá começar em 1º de janeiro.

Além da convocação de Emanuel e Abilio, deverão estar presentes no encontro o atual secretário de saúde, Deiver Teixeira, e a médica escolhida para ocupar o posto a partir de janeiro, Lúcia Helena Sampaio. Os quatro foram convocados pelo magistrado.

O prefeito Kalil Baracat (MDB) e a prefeita eleita Flávia Moretti (PL), de Várzea Grande, foram convidados devido à situação caótica registrada também na cidade vizinha e o risco de que a saúde pública nas duas maiores cidades do estado entre em colapso no início do próximo ano.

Ainda serão convidados para o encontro o presidente do TCE, Sérgio Ricardo de Almeida; o conselheiro do TCE José Carlos Novelli; o presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (União); o deputado estadual Dr. João; o secretário estadual de saúde, Gilberto Figueiredo; assim como representantes dos hospitais filantrópicos que dependem de repasses da Prefeitura de Cuiabá para continuar atuando.

Comente esta notícia



Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076