28 de Dezembro de 2022, 16h:47 - A | A

Poderes / ESTADO VAI COMANDAR

Emanuel encerra coletiva ao saber de ordem para intervenção do Governo na Saúde de Cuiabá

O Estado passa a ter o poder de toda a administração da Saúde de Cuiabá, tanto a direta como a indireta

DAFFINY DELGADO
MÁRCIA MATOS



O prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB) concedia coletiva à imprensa no exato momento em que soube da decisão do desembargador Orlando Perri ordenando que o Governo do Estado faça a intervenção na Saúde de Cuiabá, a pedido do Ministério Público que apontou caos e calamidade pública no atendimento à população. (Veja o vídeo abaixo)

O RepórterMT registrou a expressão de surpresa do prefeito. Questionado se cumprirá a decisão ele interrompeu a coletiva, alegand que precisava tomar conhecimento do teor da ordem judicial.

Emanuel declarou apenas que lamenta a decisão e que vai se reunir com sua equipe para decidir o que fazer.

 

A coletiva era justamente para esclarecer as denúncias contra a gestão da Saúde Pública, quando a falta de médicos, falta de equipamentos, falta de remédios, estoque de remédios vencidos no Centro de Distribuição, entre outros.

 

Entenda

Conforme a decisão de Perri, o governador Mauro Mendes já pode nomear o interventor do Estado na Saúde de Cuiabá. O Estado passa a ter o poder de toda a administração da Saúde de Cuiabá, tanto a direta como a indireta, no caso da empresa Cuiabana de Saúde, que administra os hospitais São Benedito e Hospital Municipal de Cuiabá.


Pedido

O Procurador-Geral de Justiça (PGJ) de Mato Grosso, José Antônio Borges Pereira, ingressou com pedido de urgência no processo que corria no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), pedindo a intervenção da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá. Para o PGJ, o sistema de saúde da Capital “colapsou” e está em “calamidade pública”.

No documento, datado do dia (21/12), o chefe do Ministério Público Estadual alega que a Prefeitura de Cuiabá não cumpriu integralmente nenhuma das determinações judiciais referentes à crise na Saúde Pública. Além da não publicação da escala de plantões no Portal da Transparência, o Município não realizou o concurso público da Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP). Ao contrário, recorreu da decisão num processo que ainda está em curso.

Comente esta notícia



GRUPO ANDRÉ MICHELLS

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076

RepórterMT
G5 NEWS
CONEXÃO PODER