19 de Setembro de 2021, 14h:44 - A | A

Poderes / QUEDA DE BRAÇO

Emanuel: Quem manda em Cuiabá é o prefeito; BRT dificilmente sai

Prefeito respondeu críticas da Sinfra sobre a compra dos 144 novos ônibus que não são compatíveis com BRT.

DAFFINY DELGADO
DA REDAÇÃO




O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) subiu o tom ao rebater as críticas do secretário-adjunto de Gestão e Planejamento Metropolitano da Sinfra, Rafael Detoni, que afirmou que os 144 ônibus adquiridos pela Prefeitura de Cuiabá, não são compatíveis com o Bus Rapid Transit (BRT). O emedebista deixou clara sua oposição à troca da implantação do VLT pelo BRT.

“Quem manda em Cuiabá é o prefeito da Capital, ponto final. Ainda tive o cuidado de autorizar porta dos dois lados. Digo que o BRT dificilmente vai sair. Mesmo sendo árduo defensor do VLT, quando comprei, pedi do lado esquerdo para que houvesse essa possibilidade do outro modal”, declarou nesse sábado (18).

“Dificilmente o BRT vai sair. É inviável, não é o melhor para a população. Existem várias ações em nível administrativo e judicial, que não foram decididas ainda. Teremos longo embate pela frente. Foram investidos mais de R$ 1 bilhão [no VLT]. Esse anteprojeto fica mais caro. É um tapa na cara da sociedade. Precisamos trazer para Cuiabá o que há de melhor e moderno. Só o VLT consegue trazer isso para a população. Além de tudo isto, não vamos permitir essa interferência indesejada, ilegal do estado, em assuntos do município”, completou.

A crítica foi feita na última quinta-feira (16), quando Detoni apontou a suposta falha nas novas frotas de ônibus adquiridas pelas Prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande, que segundo ele, tem diferença de nível do piso da estação para os ônibus.

De acordo com o Chefe do Executivo Municipal, a licitação da compra correu por quase um ano e nunca foi notificado pelo Governo do Estado sobre a situação.

“A licitação correu três anos quase. Ampliei o prazo para mostrar transparência e respeito à impessoalidade e ilegalidade. Ninguém participou, notificou. Agora, depois de beneficiar a população com 144 ônibus, melhorando o transporte coletivo, eles vêm com essa história, a um ano das eleições? Dá para acreditar na boa intenção?”, declarou.

Leia também: Ônibus novos de Cuiabá e VG não são compatíveis com BRT; Sinfra diz que avisou

Comente esta notícia

Mamão 25/09/2021

E isso mesmo Manoel, estamos com vc nessa caminhada e vejo vc como um futuro governador de Cuiabá

Nilson Ribeiro 19/09/2021

NÃO USO TRANSPORTE PÚBLICO EM MT. USO EM MINHAS VIAGENS PELO BRASIL E PELO MUNDO. TRENS É O MEIO DE TRANSPORTE MAIS USADO NO MUNDO. MUITO DISTANTE DOS ÔNIBUS ARTICULADOS EM CONFORTO, SEGURANÇA, MODERNIDADE, ECOLIGICAMENTE ATUAL, RAPIDEZ, LIMPEZA.... ETC. VIAJO PELO MENOS TRÊS VEZES AO ANO. VEJO NA VIAS PÚBLICAS O DESCASO COM A POPULAÇÃO NO PONTO É NOS VEÍCULOS LOTADOS, SEM CONDIÇÕES, DESUMANO.

2 comentários

1 de 1


GRUPO ANDRÉ MICHELLS

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076

RepórterMT
G5 NEWS
CONEXÃO PODER