22 de Março de 2024, 07h:49 - A | A

Poderes / POR 90 DIAS

Emanuel questiona qualidade dos serviços e determina auditoria na Águas Cuiabá

A decisão foi motivada pela descontinuidade do serviço de abastecimento de água, que no final de semana afetou 137 bairros da capital.

DO CONEXÃO PODER



O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), determinou a realização imediata de auditoria contábil e técnica junto à Concessionária Águas Cuiabá. A medida foi disposta por meio do Decreto 10.109/2024 e anunciada na tarde desta quinta-feira (21).

A decisão foi motivada pela descontinuidade do serviço de abastecimento de água, que no final de semana afetou 137 bairros da capital. O Município também cita uma "execução pífia de obras de recapeamento para a expansão da implantação da rede de saneamento básico".

Conforme o decreto, a Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec), que exerce o poder regulatório, normatizador, controlador e fiscalizador, terá 90 dias para executar a auditoria. O decreto também autoriza a Arsec a realizar a contratação de auditores externos.

 

“O serviço prestado tem sido insatisfatório e vem causando transtornos significativos à população. Avançamos na universalização do abastecimento de água na cidade, mas é inegável que falhas estão ocorrendo. Não poderia me omitir frente a esse cenário”, disse o gestor.

Leia mais - Abastecimento de água começa a ser retomado em 137 bairros de Cuiabá

Ele explica ainda que o objetivo principal é analisar se a empresa possui os recursos necessários para continuar investindo de forma adequada na melhoria e expansão dos serviços concedidos.

“Os levantamentos da Secretaria de Obras Públicas estimam que cerca de 40% dos buracos da cidade sejam causados pela Concessionária, o que não é aceitável frente a todos os investimentos já realizados pela Prefeitura de Cuiabá. Minha gestão já entregou mais de 400 km de pavimentação. É inadmissível que a cidade, literalmente, seja recortada e que a qualidade do serviço seja mínima”, reforçou o prefeito.

Em dezembro de 2021, em razão de problemas apresentados também na oferta de serviços, Emanuel Pinheiro determinou a suspensão das obras pela Concessionária pelo prazo de 90 dias para que as falhas, até então, detectadas, fossem saneadas.

Outro lado

Por meio de assessoria, a Águas Cuiabá enviou a seguinte nota:

A Águas Cuiabá, concessionária de saneamento da capital mato-grossense, mantém-se à disposição do Prefeitura Municipal de Cuiabá (Poder Concedente) e da Arsec (Órgão Regulador) para atender às solicitações oficiais a respeito de suas operações, zelando pela transparência em suas ações, prática adotada desde 2017, quando assumiu os serviços no município.

Comente esta notícia



GRUPO ANDRÉ MICHELLS

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076

RepórterMT
G5 NEWS
CONEXÃO PODER