DA REDAÇÃO
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB) destacou que ao entregar 144 novos ônibus, modernizando a frota de coletivos da Capital estava entregando o BRT nesta terça-feira (03).
"Esqueça o BRT, governador. Hoje já estou entregando o BRT para Cuiabá. Porque já representa praticamente o sistema de BRT para a população cuiabana", declarou Emanuel que aproveitou para defender a implantação do VLT. "Agora, que o estado nos ajude a realizar o sonho da modernidade (...) ao trazer o VLT”, completou.
Emanuel estacou que o transporte público de Cuiabá passa a viver uma nova realidade, pois os 144 novos ônibus têm com wi-fi, câmeras de segurança, plataforma elevatória para cadeirantes e ar-condicionado.
“O que nossa gestão está fazendo é uma verdadeira revolução no transporte público. Há mais de 20 anos a população espera por esse ato de coragem. Coragem para pensar nos mais humildes, naqueles que dependem exclusivamente desse meio de locomoção. Coragem para quebrar um ciclo vicioso e iniciar um novo, mais moderno, inovador e que corresponda às necessidade do povo”, comenta o prefeito.
A renovação da frota é fruto do processo licitatório realizado pela gestão Emanuel Pinheiro, com o intuito de promover a modernização do sistema, gerando mais segurança e conforto aos mais de 260 mil usuários atendidos diariamente pelos 380 veículos em funcionamento na Capital. Está dentro desse planejamento, ampliar o número de ônibus com ar-condicionado, atingindo 70% da frota no 3º ano de concessão e 100% no fim do 5º ano.
A concorrência pública foi dividida em quatro lotes, vencidos pelas empresas: Integração Transporte LTDA; Caribus Transportes e Serviços LTDA; Rápido Cuiabá Transporte Urbano LTDA e Viação Paraense LTDA. Os ônibus devem ser compostos com wi-fi, quatro câmeras de segurança, plataforma elevatórias para cadeirantes e ar-condicionado. Uma das obrigações das concessionárias é a de reduzir idade média dos ônibus para, no máximo, 5 anos.
Além disso, a implantação da “Frota Limpa” no sistema também está entre as obrigações das vencedoras da licitação. A iniciativa estabelece que, em um prazo máximo de seis meses após o início de operação, as concessionárias vencedoras devem colocar em operação quatro ônibus (elétricos e híbridos), zero quilômetros, do tipo “Padron”, com baixa emissão de poluentes locais e de CO2.