FERNANDA ESCOUTO
DO CONEXÃO PODER
O juiz da 7ª Vara Criminal de Cuiabá Jean Garcia de Freitas Bezerra aceitou denúncia e tornou réu o ex-secretário estadual de Administração, César Roberto Zílio, pelo crime de corrupção. Ele é acusado de receber R$ 500 mil para favorecer a construtora Odebrecht em obras públicas do Estado.
Além dele, é réu também o ex-diretor da empreiteira Alexandre José Lopes Barradas. Segundo as investigações, entre 2013 e 2014, Barradas teria pago propina a Zilio que, à época dos fatos, atuava como presidente da MT-PAR.
O valor seria para Zilio articular junto à Assembleia Legislativa na aprovação de lei para que a MT-PAR criasse subsidiárias, visando a realização de parceria público-privada com Odebrecht para administração das estradas estaduais e investimento na área de saneamento básico.
Os R$ 500 mil teriam sido entregue para um intermediário, que não teve o nome não revelado, em São Paulo, sendo repassado posteriormente a Zilio.
“A despeito de se tratar de prova indiciária e unilateral, anoto que as provas mencionadas na denúncia são elementos suficientes para o desencadeamento da ação penal, tendo em mente que nesta fase processual o juízo é de prelibação e o princípio vigente é “in dubio pro societate”, descreveu o juiz.