21 de Julho de 2023, 08h:41 - A | A

Poderes / SEM TRÉGUA

Fábio detona Emanuel por 17 operações policiais; "A Prefeitura não sai da pauta da corrupção"

Para o secretário-chefe da Casa Civil, o prefeito da Capital não é digno de confiança.

APARECIDO CARMO
DO REPÓRTERMT



O secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia (União), disse que nunca antes na história de Cuiabá uma administração foi alvo de 17 operações policiais, como na atual gestão de Emanuel Pinheiro (MDB). Para Garcia, o maior problema da Prefeitura de Cuiabá é que ela não sai das páginas policiais.

“Eu acho que o problema da Prefeitura de Cuiabá é que ela não sai da pauta da corrupção. Para mim esse é o principal problema. Nunca antes na história nós tivemos 17 operações policiais por suspeita de desvio de dinheiro público numa mesma administração, como na administração do prefeito Emanuel Pinheiro”, disse em entrevista à Rádio Cultura de Cuiabá.

O pré-candidato a prefeito do União Brasil disse ainda que “a dificuldade do Governo do Estado é ter que transferir dinheiro para a mão do prefeito Emanuel Pinheiro”.

“De onde vem essa dificuldade? A dificuldade é que se não precisar transferir o dinheiro para que o prefeito Emanuel Pinheiro administre o dinheiro, as coisas se resolvem. Lá nas obras dos bairros, é o estado que está contratando e o prefeito só precisou autorizar isso. Agora, se pensar em Cuiabá, para o cidadão que está na ponta tem alguma diferença do estado executar ou não executar? O que ele quer é o asfalto no menor preço possível. Não é isso que o cidadão quer? É o asfalto. Então, qual é a dificuldade? Porque colocar um empecilho nisso?”, questionou.

Das 17 operações realizadas, 13 foram realizadas na Secretaria Municipal de Saúde, que está sob intervenção do Governo do Estado, por determinação do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.

“A Saúde de Cuiabá vivia numa situação absolutamente crítica. Vamos lembrar como estava a saúde de Cuiabá na época que a intervenção assumiu: 50% dos medicamentos obrigatórios a terem nas unidades de saúde faltavam nas Unidades Básicas de Saúde; de cada três médicos da atenção básica, um faltava; se você não tem médico e não tem remédio, você não tem saúde”, disse.

“As cirurgias deixaram de ser feitas em Cuiabá, tinha um acúmulo de cirurgias gigantesco na cidade. O que a intervenção já conseguiu fazer nesse período? Repôs remédio, repôs médicos, chamando médico concursado, colocou raio-x para funcionar nas três UPAS e agora na UPA Leblon, inaugurou a UPA Leblon, retomou as cirurgias no São Benedito, no antigo Pronto Socorro, reduziu em 50% a fila de cirurgias na cidade de Cuiabá”, acrescentou.

Para Garcia, os resultados conseguidos até agora pelo Gabinete de Intervenção atestam uma evidente melhora na situação da Saúde da cidade. “A Prefeitura não teve competência de fazer isso em sete anos, a intervenção está dando conta de melhorar isso em alguns meses”, concluiu.

Comente esta notícia



GRUPO ANDRÉ MICHELLS

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076

RepórterMT
G5 NEWS
CONEXÃO PODER