Segunda-feira, 14 de Julho de 2025

10 de Outubro de 2022, 16h:33 - A | A

Poderes / DEU NA FOLHA DE S. PAULO

Fagundes: Agricultores vão pular no colo de Lula se ele for eleito

A Folha de S. Paulo publicou que na visão de Wellington Fagundes, o agronegócio vai priorizar os interesses empresariais não importa quem seja eleito.

APARECIDO CARMO
DO CONEXÃO PODER



Num eventual retorno de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Palácio do Planalto, o agro tenderia a apoiar o novo governo por uma questão pragmatismo. Quem disse isso foi o senador reeleito por Mato Grosso, Wellington Fagundes (PL). Na visão do parlamentar, mesmo apoiando a candidatura do presidente Jair Bolsonaro (PL), os produtores rurais vão priorizar o seu negócio independente de quem esteja na Presidência da República.

“Os agricultores vão pular no colo de Lula depois da eleição. Eles são muito pragmáticos”, disse Fagundes em entrevista para a agência de notícias Reuters, conforme publicou a Folha de S. Paulo netsa segunda-feora (10).

 

 Mato Grosso é o maior produtor de grãos do Brasil e o candidato Jair Bolsonaro é o favorito dos produtores rurais. Mesmo com um esforço da campanha de Lula para atrair apoiadores utilizando a influência de lideranças do setor como o senador Carlos Fávaro (PSD) e o ex-deputado federal Neri Geller (Progressistas), o cenário não foi revertido.

 

 Ao contrário do que mostravam as pesquisas, os dois candidatos mais votados para o Senado, por exemplo, foram aqueles ligados à agenda bolsonarista, Wellington Fagundes e Antonio Galvan (PTB). Neri Geller, apoiado por Lula, e cuja candidatura foi rejeitada pelo TSE, ficou em terceiro lugar.

 

 Na entrevista com a Reuters, Fagundes ainda disse acreditar que em caso de derrota, Jair Bolsonaro não vai contestar o resultado da eleição. “Ele ataca o sistema eleitoral porque é um provocador”, disse.

  

O resultado o primeiro turno da eleição presidencial, na visão de Wellington Fagundes, mostrou a força do atual chefe do Executivo Federal. O senador mato-grossense ainda defendeu que Bolsonaro é o mais sintonizado com o sentimento da população neste momento.

“Só depende dele para ganhar”, resumiu.

O segundo turno da eleição presidencial está marcado para o próximo dia 30 de outubro. Os dois candidatos que disputam a presidência vêm anunciando apoios recebidos de lideranças regionais desde o primeiro momento depois dos resultados do primeiro turno. Enquanto Lula tenta usar contra Bolsonaro suas declarações polêmicas e comportamento agressivo especialmente durante os quatro anos de mandato, o presidente da República conta com o antipetismo ainda muito forte na população em decorrência das ações da Operação Lava Jato.

Comente esta notícia



Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076