DAFFINY DELGADO
DO CONEXÃO PODER
O futuro secretário de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo, afirmou na manhã desta quinta-feira (29) que estará à disposição do procurador do Estado, Hugo Felipe Lima, nomeado interventor na rede pública de saúde de Cuiabá. Para ele, o governador Mauro Mendes (União Brasil) tomou a decisão mais "acertada" na escolha do nome.
"A decisão de ter um interventor que não sou eu, é acertada. Então, o procurador é uma pessoa estudada e totalmente técnica para os trabalhos e terá muito trabalho pela frente. É lógico que vou ajudar no que for necessário", afirmou.
A nomeação foi feita esta manhã. Já a decisão que determinou a intervenção na Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá foi proferida na tarde de quarta-feira (28), pelo desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Orlando Perri.
A ordem de intervenção atendeu a pedido do Ministério Público Estadual, que alega total "abandono e caos" no sistema público de saúde da Capital.
De acordo com Gilberto, o interventor terá um trabalho "árduo" a fim de esclarecer a realidade do sistema de saúde de Cuiabá, que segundo o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), "carrega a saúde do Estado nas costas".
"Vamos poder desmistificar isso. Mas podemos afirmar que todo paciente que é atendido pelo SUS, recebe recurso do SUS. Ou seja, se Cuiabá atendeu paciente de Confresa, por exemplo, Cuiabá recebeu para aquilo. Mas, com o novo interventor, vamos ver se os números apresentados pelo prefeito estão corretos", declarou.
O interventor Hugo Felipe Lima deve permanecer no comando da Saúde durante 180 dias, período em que tem a missão de reestabelecer a “normalidade” na prestação dos serviços à população.