02 de Abril de 2023, 10h:00 - A | A

Poderes / "PREFEITOS TÊM QUE TRABALHAR"

Figueiredo: Quando uma criança doente chega à UTI, é porque a atenção primária não funcionou

O secretário ressaltou que em Cuiabá e Várzea Grande, a rede estadual está operando na capacidade máxima.

APARECIDO CARMO
DO CONEXÃO PODER



O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, disse na manhã desta sexta-feira (31) que há um plano para expansão da rede de UTIs do Governo do Estado. Contudo, ressaltou que é preciso que as prefeituras tenham uma “atenção redobrada” com a atenção primária.

“Quando uma criança afetada por uma patologia dessas (síndromes respiratórias, pneumonias ou dengue) chega a necessitar de um leito de UTI é porque não funcionou a atenção primária. A própria dengue é tratada sem necessidade muitas vezes de internação, mas quando isso é mal feito vai acabar nos leitos de UTI. E leitos de UTI não existem em todos os municípios do Estado de Mato Grosso por isso houve um colapso”, disse o secretário.

Segundo o secretário, em reunião com o governador, a interventora do Governo do Estado na Saúde de Cuiabá, e com o secretário de Saúde de Várzea Grande, Gonçalo Barros, vai ser discutido o plano para aumentar o número de leitos de UTI em todo estado. O secretário ressaltou que em Cuiabá e Várzea Grande, a rede estadual está operando na capacidade máxima.

 

 “Não basta nós ampliarmos apenas leitos de UTI. Se nós ampliamos cem leitos e a atenção básica não funcionar, não vai ter leito suficiente. Então é preciso que tenha uma atenção redobrada de todas as prefeituras. Dengue é sazonal, todo ano nós sabemos que nesse período há uma possibilidade de ampliação, então há necessidade de discutir esse assunto”, disse.

 

 Gilberto Figueiredo disse, ainda, que a Capital deve ser uma das cidades que vai receber o incremento na quantidade de leitos de UTI, por causa da importância das unidades de Cuiabá para os atendimentos de pacientes vindos do interior.

“O que nós precisamos é que na Capital isso também aconteça da forma mais efetiva para suavizar, porque quando um grande centro deixa de atuar acaba comprometendo toda a estrutura do estado”, declarou.

Comente esta notícia



GRUPO ANDRÉ MICHELLS

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076

RepórterMT
G5 NEWS
CONEXÃO PODER