23 de Abril de 2022, 08h:00 - A | A

Poderes / CARREGAMENTO A CAMINHO

Geller comemora envio de fertilizante russo ao Brasil: "Vai salvar a safra"

Pelo menos 24 navios transportando quase 678 mil toneladas de fertilizantes russos devem chegar aos portos do Brasil nas próximas semanas

DO CONEXÃO PODER



 O envio das 678 mil toneladas de fertilizantes da Rússia para o Brasil dá mais tranquilidade ao produtor brasileiro e mato-grossense e garante que não haverá quebra na safra de 2022/2023 por falta do produto. A avaliação é do deputado federal Neri Geller (PP), vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).

“Essa notícia traz um grande alívio para o nosso produtor. Agora, o agricultor poderá trabalhar com mais tranquilidade”, frisou ele.

Conforme a Agência Reuters, pelo menos 24 navios transportando cerca de 678.000 toneladas de fertilizantes russos dos portos do país devem chegar ao Brasil nas próximas semanas, de acordo com dados preliminares de embarque compilados pela Agrinvest Commodities.

Havia grande preocupação do setor agrícola com os embargos causados pela guerra entre Rússia e Ucrânia, já que 80% do potássio usado como fertilizante no plantio de soja e milho em Mato Grosso são importações da Rússia, o que desencadeou uma série de articulações da FPA e do deputado Neri para buscar alternativas para o embargo.

“Não tenho dúvida que as ações políticas da FPA junto à diplomacia brasileira produziram esse efeito positivo. E esse efeito será sentido também pelo trabalhador, que terá comida mais barata na mesa”, ponderou o parlamentar

O Brasil é dependente da importação de fertilizantes. Segundo as estimativas levantadas pela FPA, cerca de 85% da demanda interna de fertilizantes do país são supridas pela importação de países como Rússia, Ucrânia e Canadá.

Comente esta notícia



GRUPO ANDRÉ MICHELLS

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076

RepórterMT
G5 NEWS
CONEXÃO PODER