07 de Março de 2022, 10h:02 - A | A

Poderes / PANDEMIA EM QUEDA

Gilberto discute com Mauro o fim do uso obrigatório de máscaras em MT

Secretário diz que decisão será pautada pela cautela, com base em dados epidemiológicos

MÁRCIA MATOS
CAMILLA ZENI



O secretário de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo revelou que discute com o governador Mauro Mendes (UB), ainda nesta segunda-feira (07), sobre a desobrigação do uso de máscaras em território estadual.

Na última semana alguns prefeitos liberaram a população do uso de máscaras, com base no avanço da vacinação e queda de mortes e casos de covid-19. Gilberto pontuou que os prefeitos têm autonomia para decidir sobre medidas relacionadas à pandemia e não vai criticar os gestores por isso, mas a decisão do Governo do Estado será pautada por cautela.

“Queremos agir com prudência, né. Vamos fazer uma análise do momento epidemiológico.  A orientação a Opas (Organização Pan-Americana da Saúde), do Ministério da Saúde por ora é continuar utilizando as máscaras. Mas tem prefeito tomando a decisão à luz da situação regional”, declarou.  

A decisão, segundo o secretário, será tomada a partir da análise do comitê responsável. Atualmente a taxa de ocupação de leitos de UTI covid é de 42,9%. O gestor voltou a pedir prudência à população.

“Sempre que ocorre um fato dessa natureza, quando começa a amenizar o número de casos e de óbitos, parece que todo mundo fica louco para voltar ao normal e a gente tem que lembrar que não estamos no normal, estamos em pandemia”, pontuou.

Comente esta notícia



GRUPO ANDRÉ MICHELLS

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076

RepórterMT
G5 NEWS
CONEXÃO PODER