Terça-feira, 01 de Julho de 2025

07 de Março de 2022, 10h:02 - A | A

Poderes / PANDEMIA EM QUEDA

Gilberto discute com Mauro o fim do uso obrigatório de máscaras em MT

Secretário diz que decisão será pautada pela cautela, com base em dados epidemiológicos

MÁRCIA MATOS
CAMILLA ZENI



O secretário de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo revelou que discute com o governador Mauro Mendes (UB), ainda nesta segunda-feira (07), sobre a desobrigação do uso de máscaras em território estadual.

Na última semana alguns prefeitos liberaram a população do uso de máscaras, com base no avanço da vacinação e queda de mortes e casos de covid-19. Gilberto pontuou que os prefeitos têm autonomia para decidir sobre medidas relacionadas à pandemia e não vai criticar os gestores por isso, mas a decisão do Governo do Estado será pautada por cautela.

“Queremos agir com prudência, né. Vamos fazer uma análise do momento epidemiológico.  A orientação a Opas (Organização Pan-Americana da Saúde), do Ministério da Saúde por ora é continuar utilizando as máscaras. Mas tem prefeito tomando a decisão à luz da situação regional”, declarou.  

A decisão, segundo o secretário, será tomada a partir da análise do comitê responsável. Atualmente a taxa de ocupação de leitos de UTI covid é de 42,9%. O gestor voltou a pedir prudência à população.

“Sempre que ocorre um fato dessa natureza, quando começa a amenizar o número de casos e de óbitos, parece que todo mundo fica louco para voltar ao normal e a gente tem que lembrar que não estamos no normal, estamos em pandemia”, pontuou.

Comente esta notícia



Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076