Sexta-feira, 25 de Abril de 2025

23 de Março de 2025, 14h:54 - A | A

Poderes / SAÚDE EM CUIABÁ

Gilberto: Se Abilio assumir a Santa Casa, Estado vai doar os equipamentos

Prefeito da capital tem interesse em assumir o hospital após o término da gestão do Governo do Estado frente à unidade de saúde

VANESSA MORENO
DO CONEXÃO PODER



O secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo, disse que se o prefeito de Cuiabá Abilio Brunini (PL) consolidar o desejo de assumir a gestão do Hospital Estadual Santa Casa, o Governo do Estado irá auxiliar na doação da maioria dos equipamentos que faltam para completar a estrutura do local e melhorar o atendimento à população.

“Caso isso ocorra o Governo do Estado poderá, inclusive, auxiliar na doação da maioria dos equipamentos que ainda faltam”, disse Gilberto Figueiredo.

Abilio manifestou formalmente o interesse em assumir a Santa Casa para transferir os atendimentos do Hospital São Benedito para lá. Além disso, o secretário informou que Governo do Estado pretende fazer a devolução da unidade de saúde quando o novo Hospital Central for inaugurado na capital. A previsão é que a inauguração aconteça ainda este ano.

“O governo do Estado devolve porque não é um patrimônio do Governo do Estado. A administração se encerra a partir do momento que nós inaugurarmos o Hospital Central”, explicou.

A antiga Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá passou a ser Hospital Estadual Santa Casa após o ex-prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB) transferir a gestão para o Governo do Estado, em 2019, devido a uma grave crise financeira. Agora, para que ela possa ser devolvida à Prefeitura, é preciso que Abilio faça propostas ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT), que atualmente faz a gestão dos passivos do hospital, devido a inúmeros trabalhadores que já tiveram prejuízos no local.

Além do Governo do Estado, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), por meio do presidente da Casa, deputado estadual Max Russi, também já sinalizou que irá ajudar o prefeito de Cuiabá a transformar o local em um centro de referência do Estado.

Segundo Russi, a ajuda da AL será por meio de uma emenda parlamentar no valor de R$25 milhões.

A Santa Casa é um prédio que tem aproximadamente 200 anos e tem a fachada tombada como patrimônio histórico e cultural de Cuiabá. Devido à antiguidade da estrutura, frequentemente apresenta problemas estruturais, mas, segundo o secretário de Saúde, continua sendo um dos hospitais que mais produzem em Mato Grosso.

“É um hospital que tá preparado e equipado pra funcionar como hospital. É um dos que mais produzem no Estado mesmo com as deficiências de caráter estrutural”, disse Gilberto.

 

Comente esta notícia



Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076