21 de Setembro de 2021, 08h:05 - A | A

Poderes / REUNIÃO COM MINISTRO

Gilberto vai a Brasília brigar para vacinar adolescentes de MT

Secretário de Saúde disse que Conselho vai trabalhar para reverter a decisão que suspendeu a imunização dos jovens

CAMILLA ZENI
DA REDAÇÃO




O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, afirmou que defende a vacinação contra a covid-19 para adolescentes acima dos 12 anos, e vai a Brasília (DF) na próxima semana para debater o retorno da imunizção.

No Brasil, o público menor de idade foi liberado para vacinação no final de julho, depois que a Anvisa aprovou a aplicação da Pfizer para jovens com 12 anos ou mais. Entretanto, no dia 16 de setembro o Ministério da Saúde determinou a suspensão da vacinação, apontando intercorrências depois que um adolescente que recebeu o imunizante morreu em São Paulo.

Vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Gilberto afirmou que a intenção dos secretários é que, na reunião agendada para a próxima semana, o grupo convença o Ministério da Saúde pela vacinação dos adolescentes.

“Eu tenho convicção que nós, secretários estaduais de saúde, alicerçados nas opiniões técnicas dos especialistas, e dos secretários municipais de saúde, convenceremos o Ministério da Saúde da importância da vacinação de todos os brasileiros. Não é indicação do comitê técnico nem vontade de secretários a interrupção da vacinação dos adolescentes”, disse o gestor.

A posição em relação à suspensão da vacinação dos adolescentes tem sido criticada também pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS). Na sexta-feira passada (17), o órgão rebateu a decisão do Ministério e afirmou que, "até o momento, não há qualquer comprovação de relação da morte do jovem com a vacina contra a covid-19".  

Em Mato Grosso, a posição oficial da Secretaria de Estado de Saúde (SES) é que o estado não chegou a pactuar doses para menores de 18 anos, ou seja, não foram enviadas vacinas para serem aplicadas a esse público específico.

Entretanto, alguns municípios que já estavam com a vacinação adiantada começaram a imunizar adolescentes, como Várzea Grande, Jaciara e Barra do Garças. Depois da recomendação do Ministério da Saúde, a aplicação de doses em menores de idade foi suspensa nessas cidades.

A SES não respondeu à reportagem quantos menores já foram imunizados.

Comente esta notícia



GRUPO ANDRÉ MICHELLS

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076

RepórterMT
G5 NEWS
CONEXÃO PODER