13 de Junho de 2022, 09h:22 - A | A

Poderes / VEJA COMO EVITAR

Golpe promete emprego, mas invade celular para roubar dados e dinheiro

Delegado afirma que bandidos podem sequestrar contas de WhatsApp, perfis de Instagram e até mesmo instalar vírus no celular que pode roubar dados bancários.



Receber uma ‘oportunidade’ de emprego para trabalhar meio período online, recebendo de R$ 300 a R$ 5 mil por dia pode ser o sonho de qualquer brasileiro. Se você recebeu uma mensagem com uma oferta como essa por SMS ou WhatsApp, ligue o alerta, porque é mais um golpe.Os criminosos usam nomes de empresas famosas, como Amazon, Mercado Livre e outras. Algumas pessoas até fazem piadas com essa estratégia, mas outras podem cair na artimanha dos bandidos.

Repórter MT conversou com o delegado Ruy Guilherme Peral da Silva, da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI), e ele alerta para quem receber essa mensagem não clicar em nenhum link.

“Não confie neste tipo de mensagem e nem abra os links. Caso abrir e começar a conversar com o bandido, não passe nenhum tipo de informação pessoal, como número de CPF, PIX, endereço, e-mail. Nada”, alerta.

Segundo o delegado, os criminosos têm três objetivos neste tipo de golpe: sequestro de contas de WhatsApp, perfis de Instagram e outros; invasão de contas de bancos; e roubo de dados.

 “Eles simulam que estão fazendo um cadastro, pegam alguns dados pessoais das vítimas e, em seguida, pedem um código que foi enviado para a vítima. Quando a pessoa fornece o código, a vítima tem o perfil sequestrado”.

“Outra coisa que eles podem fazer também é infectar o aparelho da vítima com vírus, a partir da hora que a pessoa clica em algum link perigoso que eles enviam”, explica. “Esse vírus pode copiar tudo que a vítima digitar no celular, como login, senha de todos os aplicativos, inclusive bancos, onde eles furtam valores das contas e mais”, continua.

Ruy Guilherme recomenda que a população ative a verificação em duas etapas em todos os aplicativos que tem esse recurso. 

“É simples e vai deixar as contas mais seguras já que é uma camada a mais de segurança para a vítima”.

O delegado diz ainda para as vítima denunciarem o golpe na Polícia Civil. Pode ligar no número 197 ou registrar o boletim de ocorrência na delegacia mais próxima ou pela nossa delegacia virtual para que as providências investigativas sejam tomadas”, explica.

Comente esta notícia



GRUPO ANDRÉ MICHELLS

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076

RepórterMT
G5 NEWS
CONEXÃO PODER