DAFFINY DELGADO
DO CONEXÃO PODER
O governador Mauro Mendes (União Brasil) anunciou, na tarde desta quinta-feira (28), que o Estado irá realizar uma obra de retaludamento das encostas do Portão do Inferno, na Estrada de Chapada, como é conhecida a rodovia estadual MT-251, que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães.
Trata-se de um processo de terraplanagem que vai permitir estabilizar as formações rochosas e evitar novos deslizamentos por meio de cortes ou aterros nos taludes (terreno inclinado, encosta) originalmente existentes para obter a estabilização do mesmo.
A obra, que deve durar 120 dias, deve começar somente após a autorização Ibama e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O custo será de R$ 29 milhões.
“Um dos principais motivos que nos levou a essa solução, além de outros problemas técnicos que impossibilitavam outras alternativas, era a rapidez na sua execução, apenas 120 dias”, disse Mauro.
“Fazer um túnel como algumas pessoas sugeriram ia levar mais de ano, fazer pontes? Ia levar dois anos. Eram soluções complexas e muito mais caras”, completou.
Durante as obras, a rodovia não será totalmente bloqueada. Ela passará por um recuo e uma nova pista será construída mais próximo ao Portão do Inferno, ou seja, mais longe do penhasco.
Há quatro meses, a região vem sofrendo com o bloqueio do tráfego de veículos. Nesta quarta-feira a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) anunciou a autorização para a passagem de vans com até 10 estudantes, mais o motorista, totalizando 11 pessoas, no Portão do Inferno.
A passagem será permitida apenas com o objetivo de levar estudantes, sem transporte de carga, em veículos previamente cadastrados pela Sinfra.