Domingo, 06 de Julho de 2025

13 de Dezembro de 2023, 09h:00 - A | A

Poderes / DECISÃO DA JUSTIÇA

Governo de MT ganha liminar e suspende edital de concessão do Parque de Chapada dos Guimarães

Essa é a segunda vez que a MT Par consegue adiar o certame. A primeira vez foi em dezembro de 2022.

APARECIDO CARMO
DO CONEXÃO PODER



O juiz Ciro José de Andrade Arapiraca, da 1ª Vara Federal Cível e Agrária da Justiça Federal de Mato Grosso, concedeu liminar à MT Par, empresa controlada pelo Governo do Estado, para suspender a sessão de entregas de propostas dos interessados na concessão do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães.

A sessão estava prevista para ser realizada nesta terça-feira (12), na Bolsa de Valores de São Paulo, entretanto o magistrado determinou a suspensão “até que seja comprovada a ampla divulgação das alterações promovidas pela Errata n. 02, alterando-se o cronograma do certame”.

"É cediço destacar, por sua vez, que, em consonância com os princípios da igualdade, publicidade e vinculação ao instrumento convocatório, há que se admitir a necessidade de que quaisquer alterações realizadas no edital do certame devem merecer a mesma divulgação que foi conferida ao seu texto original, sob pena de infringência aos princípios informativos da licitação", argumentou o magistrado.

LEIA MAIS - Senadores da base petista querem impedir estadualização do Parque de Chapada

Em julho, o Tribunal de Contas da União (TCU) já havia anulado o resultado do edital anterior, ocorrido em dezembro de 2022, quando uma empresa privada venceu o Governo do Estado, com uma proposta de investimento de R$ 18 milhões no período de 30 anos. O entendimento unanime dos ministros é que existiam erros no edital do leilão.

Na ocasião, a MT Par havia sido desclassificada por não apresentar as garantias exigidas pelo certame. A empresa recorreu ao TCU e apresentou um pedido cautelar, que foi atendido.

Em outubro, a Comissão de Meio Ambiente do Senado Federal, em Brasília, aprovou o projeto de lei que propõe a estadualização do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães. A proposta do Governo Estadual é investir R$ 200 milhões no prazo de quatro anos.

A proposta ainda deve passar pelo Plenário do Senado, só então pela Câmara dos Deputados.

Comente esta notícia



Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076