DO CONEXÃO PODER
O Governo de Mato Grosso apresentou uma proposta para vender os vagões do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para o Governo da Bahia por R$ 1,2 bilhão, tendo como base a inflação pelo IPCA.
Contudo, o governo baiano tenta baixar o preço do modal e todo material rodante para no máximo R$ 700 milhões.
Os 40 vagões foram adquiridos por R$ 497 milhões pelo Estado de Mato Grosso, com a expectativa de que o modal ficasse pronto para a Copa do Mundo de 2014, o que nunca aconteceu.
A informação sobre os valores da negociação foi divulgada pelo jornal A Tarde, da Bahia. Desde o ano passado os dois governos manifestaram interesse na negociação, que é mediada pelo Tribunal de Contas da União (TCU), mas o valor dos vagões surgiu como um impasse à venda.
Relatório apresentado pela CCR, empresa que administra o Sistema Metroviário de Salvador, indicou que os vagões do modal de Mato Grosso estão em condições de operacionalização, mesmo estando parados há 11 anos. Por isso, o governo de Jerônimo Rodrigues (PT) está interessado.
O documento da CCR orientou que o governo baiano estabeleça algumas normas como garantia técnica, assistência pós-venda e manuais de operação e manutenção dos trens para compra dos vagões. O documento ainda indicava uma depreciação de 30% no valor original do VLT.
VLT
O modal deveria ter sido implantado na Capital e na cidade de Várzea Grande antes da Copa do Mundo de 2014. Entretanto, a obra foi paralisada logo após o maior desvio de dinheiro público ganhar as manchetes de veículos de imprensa em todo país.