Sábado, 05 de Julho de 2025

07 de Julho de 2021, 08h:35 - A | A

Poderes / PAUTA DE ÚLTIMA HORA

Governo envia projeto que divide dinheiro da Saúde com área Social; Lúdio pede vista

Governo justifica que a pandemia da covid levou o Estado a aplicar mais recursos na área social e por isso o dinheiro é indispensável para a área.

RAUL BRADOCK
DA REDAÇÃO



O Governo de Mato Grosso enviou para a Assembleia Legislativa (ALMT) um projeto (mensagem 113), em regime de urgência, que prevê o remanejamento de 50% dos recursos do Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal de Mato Grosso (FEEF-MT) para programas de assistência social - não só na Saúde, conforme previsto em lei.

O projeto, no entanto, nem chegou a ser colocado em votação devido a um pedido de vista do deputado Lúdio Cabral (PT).

O FEEF foi criado em 2018 e se extinguiu em junho deste ano. Conforme a Secretária de Estado de Fazenda (Sefaz), o Estado arrecadou R$ 39,2 milhões em receita, que devem ser aplicados essencialmente no Fundo Estadual de Saúde (FES-MT).

O FEEF original prevê que o recurso seja destinado da seguinte maneira: 40% para complementação da tabela SUS, elaborada pela Federação das Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas prestadoras de serviço na área de saúde. 20% para estoques da Assistência Farmacêutica e 40% para transferência Fundo a Fundo aos municípios, destinados à atenção básica.

Na mensagem, o Governo alega que os recursos são importantes fontes que o Estado não pode abdicar – destinando 50% do montante também para o Fundo de Apoio às Ações Sociais de Mato Grosso (FUS-MT).
"Não é demais lembrar que a pandemia também tem exigido maior esforço na execução das políticas públicas de saúde e assistenciais do Estado", diz o texto assinado pelo governador Mauro Mendes (DEM).

Os deputados da base do governo discutiram o projeto antes dele ser colocado em votação, mas ainda assim alguns parlamentares ficaram com dúvidas sobre a aplicabilidade do dinheiro e se isso impactaria nas unidades de Santa Casas e entidades filantrópicas de saúde.

Sem contar na especulação de que a ação seria um movimento do Governo do Estado para aumentar a aplicação de recursos nos programas de assistência social, gerando popularidade, já de olho nas eleições de 2022.

Após a entrega do pedido de vista, o projeto provavelmente será analisado em uma sessão extraordinária, visto que ao final da sessão desta terça-feira (6), o presidente Max Russi PSB) anunciou que retorno do recesso do Legislativo ocorre em (3) de agosto.

Comente esta notícia



Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076