19 de Outubro de 2021, 10h:18 - A | A

Poderes / INDICAÇÕES DE ALIADOS

Huark fez acordo com MP e denunciou 250 contratações na Saúde para beneficiar Emanuel

A informação consta na denúncia do MPE. Na manhã desta terça-feira (19), o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) foi afastado do cargo e o chefe de gabinete preso.

DAFFINY DELGADO
CAMILLA ZENI



Depoimentos do ex-secretário de Saúde de Cuiabá, Huark Douglas Correia, em acordo firmado com o Ministério Público Estadual (MPE) culminaram no pedido de afastamento do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB). Ele denunciou que 250 pessoas foram contratadas para  a pasta que ele comandava para atender interesses políticos do prefeito.

Consta no documento que as contratações temporárias beneficiavam pessoas sem qualificação técnica para a área, sendo as mesmas indicadas por aliados políticos e vereadores da Capital.

“Eram levadas a cabo por indicação política, principalmente de vereadores, e visavam retribuir ou comprar apoio político; esclarecendo, também, que muitas contratações eram realizadas sem necessidade e envolviam pessoas que não tinham formação profissional para o cargo que desempenhavam, causando prejuízo ao erário", diz trecho do documento.

Huark declarou que os indicados eram contratados e recebiam salários e verba do prêmio saúde, mesmo sem que ele tivesse assinado as contratações.

O acordo entre o ex-secretário e o MPE foi fechado este ano e baseou a Operação Capistrum deflagrada na manhã desta terça-feira (19), pelo Núcleo de Ações de Competência Originária (NACO) da Procuradoria-Geral de Justiça.

A ação resultou no afastamento do prefeito e na prisão do Antônio Monreal Neto, chefe de gabinete. Com o afastamento, o vice-prefeito, José Roberto Stopa assume o comando da Capital.

Ex-secretário preso

Huark já foi preso na operação Sangria deflagrada em 2018, pela Delegacia Fazendária (Defaz). Na época, além do ex-secretário, sócios de empresas prestadoras de serviço, uma servidora da SMS e parente de um dos sócios foram alvos.

Segundo a investigação, eles formam uma “organização criminosa que montou um esquema para monopolizar a saúde no Estado de Mato Grosso, por meio de serviços médicos hospitalares”.

Comente esta notícia



Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076