Sábado, 12 de Julho de 2025

17 de Maio de 2023, 14h:48 - A | A

Poderes / INTERESSE DA ESQUERDA

Janaina: Cassação de Dallagnol é ato de vingança e tumultua o processo democrático

Deputado, que foi procurador da Operação Lava Jato, teve o mandato cassado na noite dessa terça-feira (16) pelo TSE. A deputada aponta que a vingança seria da gestão petista.

APARECIDO DO CARMO
RAFAEL COSTA



A deputada Janaina Riva (MDB) criticou a cassação do deputado federal pelo Paraná, Deltan Dallagnol (Podemos). Para a presidente interina da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, a decisão é uma vingança do atual Governo Federal pela atuação do parlamentar na extinta força-tarefa da Lava Jato, que culminou com a prisão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“A impressão que nós temos é que existem governos hoje que trabalham com vingança. A gente viu isso acontecer na gestão do Bolsonaro e a gente está vendo o mesmo acontecer na gestão do Lula. Talvez porque para ele seja interessante essa polarização e esse radicalismo. Mas, na minha opinião, isso para o país vem fazendo muito mal”, comentou a deputada.

“Ninguém aguenta mais esse radicalismo, tanto de direita que estava acontecendo, não atoa o presidente (Jair Bolsonaro) acabou perdendo a eleição, apesar de ter ganho aqui no Estado, e a mesma coisa a gente vê o Lula agora tomando as mesmas iniciativas”, completou.

 

 

Para a deputada, a definição sobre a candidatura de Dallagnol deveria ter sido tomada no período eleitoral. Nessa terça-feira (16), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entendeu que Dallagnol deixou o cargo de Procurador da República para evitar eventuais punições pela sua atuação na Lava Jato.

 

 “Não tenho conhecimento técnico para falar a respeito, mas eu acho que um eventual indeferimento de candidatura, como é o caso, ele deve ser dar no período das eleições. O problema é que quando você elege, você não só elegeu, você elegeu muito bem o candidato, que representa determinado estado e aí depois isso acaba sendo anulado”, diz a deputada, se referindo ao fato de Dallagnol ter sido o deputado federal mais votado do Paraná.

“Isso tumultua o processo democrático, pode ter certeza. Vai inflamando ainda mais os ânimos, o que pro PT é interessante e o que para extrema direita também é interessante”, acrescentou.

Por 7 votos a 0, o TSE cassou o mandato de Deltan Dallagnol na noite dessa terça-feira. Na prática, ele perde o mandato e os votos vão para o partido, cujo suplente assume a cadeira pelo estado do Paraná. Ainda cabe recurso junto ao Supremo Tribunal Federal.

Comente esta notícia



Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076