Sexta-feira, 25 de Abril de 2025

10 de Fevereiro de 2025, 08h:45 - A | A

Poderes / OBRAS PARADAS

Janaina: Consórcio BRT é o único responsável pela rescisão contratual

Medida foi anunciada na última quarta-feira (05), após uma série de irregularidades apontadas.

APARECIDO CARMO
CONEXÃO PODER



A deputada estadual Janaina Riva (MDB) atribuiu ao Consórcio BRT a responsabilidade pela rescisão do contrato, anunciada na última quarta-feira (05) pelo Governo do Estado. Ela negou que tenha faltado acompanhamento da Assembleia Legislativa no andamento das obras na Capital.

“A falha maior, na minha opinião, é da empresa que elaborou o projeto em uma modalidade que é impossível de ser aditada ou reequilibrada. Então a responsabilidade acaba ficando exclusivamente com a empresa”, disse a parlamentar.

 

 

Conforme o Governo do Estado, além de ter concluído somente 18% da obra, o Consórcio acumulou uma série de dívidas que comprometeram a capacidade da empresa de dar continuidade ao empreendimento.

 

 A parlamentar disse que a maior preocupação do Legislativo estadual foi não atrapalhar o andamento das obras, principalmente para que não ocorrer o mesmo que aconteceu com o VLT, que nunca chegou a ser concretizado.

 

 “O que a Assembleia tentou fazer a todo tempo é não atrapalhar, para que não acabasse resultando no que resultou o VLT, que sobrou, vamos dizer assim, culpa para todos que estavam envolvidos. Agora, o que a Assembleia quer? A Assembleia quer a continuidade da obra”, defendeu Janaina.

Conforme a deputada, os parlamentares se reuniram com o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia (União), e saíram convencidos de que a rescisão era a melhor decisão para o caso.

“Perguntamos ao secretário se era possível aditar e reequilibrar com uma parceria ali, um acompanhamento do Ministério Público, do Tribunal de Contas, mas segundo o secretário da Casa Civil é impossível. Então, a gente também não viu outra alternativa que não seja o rompimento do contrato. Acho que não só nós, né? Até o presidente do TCE também e outros envolvidos pela modalidade do RCDI, acaba ficando inviabilizado de continuar com a empresa que estava lá”, disse.

RCDI é uma sigla para Regime Diferenciado de Contratação Integrada, que é quando a empresa ou consórcio são responsáveis pela elaboração do projeto básico da obra quanto pela sua execução.

Comente esta notícia



Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076