15 de Setembro de 2021, 17h:45 - A | A

Poderes / FOCO EM DESENVOLVIMENTO

Janaína defende criação da região metropolitana do Norte

A criação da região metropolitana do norte começou a ser discutida hoje em Sinop. Em reunião ocorrida no município prefeitos conheceram os primeiros aspectos do projeto e ainda será definida a quantidade de cidades que farão parte

DA REDAÇÃO




A deputada estadual Janaina Riva (MDB) defendeu na manhã desta quarta-feira (15.09), durante sessão da Assembleia Legislativa, a criação da região metropolitana do Norte, cuja sede seria Sinop, formada por vários municípios do Nortão.

“Eu que sou nascida em Juara, na Região Noroeste de Mato Grosso, entendo a necessidade que temos de focar no desenvolvimento daquela região. É difícil hoje explicar para a população que alguns exames simples, algumas cirurgias simples, não são realizadas em Sinop que é um polo. E que o paciente precisa sair lá do noroeste ou do norte, pra realizar esses procedimentos em Cuiabá.

Para Janaina, é inaceitável que um município como Sinop não possua uma UTI pediátrica. A parlamentar revela que esteve em Sinop no último final de semana e dentre as reclamações que mais ouviu, estão as relacionadas à saúde.

“Ouvi a demanda de muitas gestantes de Sinop com trombrofilia com dificuldade de acesso à medicação enoxoparina na farmácia de alto custo, passei para a secretaria de saúde e estamos tentando vencer essas burocracias. Mas não foi só essa reclamação que ouvi lá, a falta de uma UTI Pediátrica, de médicos psiquiátricos, falta médicos hematologistas, urologistas, dentre outros profissionais de saúde. Não é possível o estado não dê a atenção necessária para um município polo como Sinop. A Assembleia Legislativa por meio da comissão de saúde precisa entrar na luta para retomada das cirurgias eletivas para que sejam retomadas logo”, disse.

A criação da região metropolitana do norte começou a ser discutida hoje em Sinop. Em reunião ocorrida no município prefeitos conheceram os primeiros aspectos do projeto e ainda será definida a quantidade de cidades que farão parte. Em princípio deverão fazer parte Sorriso, Lucas do Rio Verde, Vera, Santa Carmem, Claudia, dentre outras.

Comente esta notícia



GRUPO ANDRÉ MICHELLS

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076

RepórterMT
G5 NEWS
CONEXÃO PODER