APARECIDO CARMO
DO CONEXÃO PODER
Para a deputada estadual Janaína Riva (MDB), os membros do seu partido na Assembleia Legislativa vão querer assegurar a sua independência, apesar de integrarem a base aliada do Governo no Estado no Parlamento Estadual. A declaração foi feita em conversa com a imprensa na manhã desta quarta-feira (08), na AL. Janaína é a líder do bloco do partido, que conta com os deputados Juca do Guaraná Filho, Thiago Silva e Dr. João.
Segundo Janaína, os parlamentares emedebistas já haviam sinalizado na legislatura anterior que estão dispostos a votar contra os projetos do Governo do Estado se compreenderem que é o melhor a fazer. Isso, na visão da deputada, faz parte do jogo democrático.
“Nós temos hoje um posicionamento de base, mas os deputados já mostraram na outra legislatura, que é uma base com uma certa independência também. Então eu sei que as vezes isso gera muita discussão, mas os deputados não abrem mão disso. Então se o governo continuar a ter a intenção de ter o MDB na base é nos moldes do que vivenciamos nos últimos quatro anos, com os deputados tendo a sua independência para, em determinadas pautas, votarem contra o próprio governo do qual eles fazem parte”, explicou.
A parlamentar ressaltou o histórico do MDB em defesa dos direitos dos servidores públicos estaduais e citou isso como um exemplo de ponto de divergência entre os nomes do partido com a visão do governador Mauro Mendes.
“A gente viu muito isso no passado, as discussões de servidores e tudo, os deputados têm uma ligação muito forte, o partido tem uma relação histórica com o servidor, então o governo já sabe que nessas pautas o MDB não concorda, vamos dizer assim, quando se trata de restrição de direito a servidor público”, disse.
De acordo com Janaína, já estão definidas as comissões para as quais os parlamentares do MDB serão indicados. Juca do Guaraná Filho deve integrar as Comissões de Orçamento e Direito do Consumidor; Thiago Silva será o nome do partido para a Comissão de Constituição e Justiça; e Dr. João vai para a Comissão de Saúde.
“O que eu tenho cobrado deles como líder do bloco é o seguinte: o deputado que for (para a comissão) tem que estar presente nas reuniões das comissões, porque geralmente dá muita briga na hora de compor as comissões e na hora das reuniões ninguém aparece. Então por isso a gente vai exigir agora a presença do deputado, até porque a gente sabe da relevância que tem todas as comissões para o andamento da Casa”, concluiu.