04 de Janeiro de 2023, 13h:50 - A | A

Poderes / COMANDO DA ASSEMBLEIA

Janaina diz que consenso entre Botelho e Max será difícil: “Nenhum deles quer abrir mão”

Max e Botelho podem ter embate pelo comando da Mesa Diretora

EUZIANY TEODORO
DO CONEXÃO PODER



A deputada estadual Janaina Riva (MDB) fez uma análise sobre a concorrência na Assembleia Legislativa pela Mesa Diretora. Afunilada entre as candidaturas do atual presidente, Eduardo Botelho (União), e do primeiro secretário, Max Russi (PSB), a possibilidade de um consenso entre eles “será difícil”, segundo a deputada.

“Não é um entendimento fácil. Porque os dois têm essa pretensão de ser presidente da casa com projetos políticos muitos sólidos e fortes, então é natural que nenhum dos dois vai desistir tão fácil.”

Até novembro de 2022, Botelho era considerado impedido de concorrer novamente ao cargo de presidente, que já ocupa há três biênios seguidos. Assim, Max confirmou sua candidatura e já trabalhava na montagem de chapa e apoio entre os deputados.

 

No entanto, uma reviravolta por decisão do STF devolveu a Botelho a chance de disputar o quarto mandato pelo comando da Mesa.

  

Em uma decisão concedida no Paraná, os ministros do STF entenderam que a proibição de reeleição se inicia a partir de janeiro de 2021 e que todas eleições anteriores não serão contabilizadas. Como Botelho foi reeleito presidente em junho de 2020, antes da data estabelecida na nova decisão, poderia disputar a reeleição para o biênio 2023/2025.

  

Para Janaina, a união entre Botelho e Max, mais uma vez, seria a melhor opção para a Assembleia, mas ela disse entender “o lado” de Russi, que há três biênios ocupa a primeira secretaria e agora vê as chances de ser presidente irem por água abaixo.

“Eu acho que uma união seria muito positiva para a Casa, mas entendo também a situação do Max, que já foi secretario e tinha esse anseio e expectativa de ser presidente, com o apoio do Botelho. Então, eu consigo me colocar no lugar dele, mas entendo que, para o bem da Casa, seria melhor um entendimento”, afirma.

Ela tem conversado com os dois, a fim de “costurar” a união.

“Tenho conversado bastante com eles. A decisão de uma Mesa Diretora passa pela definição dos dois. Botelho diz que não abre mão de ser presidente e convidou Max pra ser secretário novamente. A Assembleia está aguardando essa decisão do Max para saber se eles vão ter um embate ou não”, concluiu.

 

Comente esta notícia



GRUPO ANDRÉ MICHELLS

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076

RepórterMT
G5 NEWS
CONEXÃO PODER