08 de Outubro de 2022, 16h:00 - A | A

Poderes / A MAIS VOTADA

Janaina diz que vai lutar pela Presidência da Assembleia, mas "sem fixação"

A parlamentar foi reeleita com mais de 82 mil votos, em Mato Grosso.

DAFFINY DELGADO
DO CONEXÃO PODER



A deputada estadual Janaina Riva (MDB) garantiu nesta quarta-feira (05), que vai lutar pela Presidência da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, mas "sem radicalização da pauta". Para ela, assumir o comando do Parlamento é importante, tendo em vista que ela pretende disputar uma vaga majoritária nas próximas eleições.

A parlamentar foi reeleita com mais de 82 mil votos e foi a mais votada em Mato Grosso, no pleito realizado no domingo (02). Na eleição passada, ela também conseguiu o feito de ser a deputada estadual mais votada no Estado.

Aos 33 anos, Janaina vai assumir o seu terceiro e último mandato como deputada estadual. Com isso, ela já trabalha para conseguir a presidência, mas destacou que o “conservadorismo” tem dificultado as articulações.

"Eu não tenho essa fixação pela mesa como todo mundo acha. Ela é importante, mas não é fundamental. Então eu acho que construir ela na minha cabeça e eu tenho dito ao Botelho e Max Russi, 'gente eu sou a única mulher, a mais votada pela segunda vez, precisa abrir espaço', mas é difícil aqui na Assembleia a gente ainda tem um conservadorismo muito grande”, afirmou.

Apesar de não considerar que haja um certo “machismo” dentro da AL, tendo em vista que é a única mulher eleita no Parlamento, Janaina explicou que aos poucos as mulheres estão conseguindo seu espaço na política.

“Na verdade, eu não acho nem que é machismo, mas é uma questão de identidade entre sexos mesmo, quer dizer com mais homens eles acabam se dando melhor e isso é natural”, disse.

“É uma pena a gente não ter mais mulheres. Muitas de nós têm dito nacionalmente, foi um feito histórico eleger duas mulheres na Câmara Federal. Aos poucos a participação da mulher ela vem acontecendo, mas sem a radicalização da pauta, né, não é uma coisa assim: ou tudo ou nada”, emendou.

Eleição da Mesa Diretora

A eleição da Mesa Diretora da AL está prevista para o início do próximo ano. O presidente da Casa de Leis, o deputado Eduardo Botelho (União Brasil) já afirmou que vai lutar pela reeleição.

Além dele, o deputado estadual Max Russi (PSB) também deve estrar na disputa.

Comente esta notícia



GRUPO ANDRÉ MICHELLS

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076

RepórterMT
G5 NEWS
CONEXÃO PODER