RAFAEL COSTA
DO CONEXÃO PODER
Presidente interina da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, a deputada Janaina Riva (MDB) defendeu a decisão do Governo do Estado de Mato Grosso de buscar a concessão da rodovia federal BR-163, tirando a responsabilidade do Governo Federal e investindo recursos próprios na duplicação dos trechos da que passam a estar sob a responsabilidade do Estado a partir de 4 de maio.
“A gente entende também que deveria ser obrigação do Governo Federal, o Governo Federal que deveria ter encaminhado. Nota-se desde o passado que não é a prioridade do Governo Federal nesse momento atender as obras de infraestrutura e logística dentro do Estado”, disse a deputada.
“Então o Estado tem pressa e a gente não pode ficar nessa de não se preocupar com esse problema porque ele está trazendo problema não só para o agro, como também para a população de uma forma geral. Porque onde tem um agro potencializado como Mato Grosso tem carreta demais, tem produção andando em pista e a gente sabe o risco que isso é a todos os cidadãos”, completou.
Na visão da parlamentar, o governador Mauro Mendes (União) optou por um “caminho mais rápido” para o Estado e que agora compete à Assembleia acompanhar e fiscalizar os investimentos que serão realizados pelo governo do Estado. “Se hoje o governo tem condições de absorver, porque não absorver e a gente acabar com o sofrimento do nosso povo?”, questionou ela.
A deputada também ressaltou que o orçamento do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para Mato Grosso em 2023 não chega a R$ 900 milhões, enquanto que a Assembleia Legislativa aprovou o orçamento de R$ 1 bilhão para investimentos apenas na BR-163.
“Eu soube através do vice-governador Otaviano Pivetta que já tem definido os trechos dos quais o governo começa fazendo a duplicação. São aqueles onde nós temos maior problema de trafegabilidade, onde tem mais congestionamento. O governo vai começar por ali, mas eu tenho convicção pelos números que nós temos visto do Estado e essa cautela com os gastos que o governador tá seguindo, a prioridade total neste ano de 2023 e 2024 é a conclusão da pavimentação da BR-174, que se tornou a MT-170, e agora a duplicação da BR-163”, finalizou.