CAMILLA ZENI
DA REDAÇÃO
Uma das personalidades políticas que saíram em defesa da vereadora Michelly Alencar (DEM) após suposta fala machista do presidente da Câmara de Cuiabá, Juca do Guaraná Filho (MDB), a deputada Janaina Riva (MDB) avaliou que a situação já teria sido remediada com o pedido de desculpa feito pelo vereador e, por isso, não precisa evoluir para cassação de mandato.
A situação em questão ocorreu na semana passada, quando Michelly tentava obter direito de resposta após ter sido citada na fala de um colega, mas Juca lhe respondeu que não adiantava “ficar histérica igual a uma menina que perdeu o doce”. Na sessão seguinte, realizada na terça-feira (10), Juca pediu desculpas.
“É importante ele entender, realmente, que é um machismo estrutural. Acontece. Eu falava ontem numa reunião onde tinham várias mulheres, a gente não pode condenar as pessoas porque muitos de nós fomos criados dessa forma, com essas teorias machistas, desde dentro das escolas. Então, não há que se falar em cassar um vereador por conta de uma situação como essa”, ponderou a deputada.
Janaina destacou que também não gostaria de ser atacada como ocorreu com a vereadora de Cuiabá, mas observou ser uma pessoa mais ponderada em relação a um pedido de cassação por esse motivo.
Leia mais - Juca pede desculpa por chamar Michelly de histérica e diz que já sofreu racismo na Câma
“Primeiro tem que criar a mentalidade que isso é um crime, que isso não pode acontecer, não pode se repetir, e o primeiro passo é ele reconhecer isso. Agora, ele reconhecendo, na minha opinião, é meio caminho andado. Óbvio que eu não gostaria de ser atacada dessa forma, mas entendo que o pedido de desculpa já ameniza muito a situação”, comentou.
Em seu pedido de desculpas, Juca ressaltou o machismo estrutural da sociedade e afirmou que refletiu sobre seu comentário. Disse, ainda, que, apesar de não saber o que as mulheres sofrem na sociedade, também já passou por situações nas quais se sentiu desprezado e diminuído. As falas giraram em torno de denúncias de racismo.
Por sua vez, em razão do primeiro comentário de Juca, a vereadora Michelly Alencar registrou um boletim de ocorrência, ressaltando a nova legislação (Lei 14.192/2021), que combate a violência política contra a mulher. Após o pedido de desculpas público na sessão, Michelly afirmou que, pessoalmente, aceitava as desculpas, mas que seria necessário seguir com o enfrentamento no âmbito jurídico.