APARECIDO DO CARMO
DO CONEXÃO PODER
Após reassumir o comando da Assembleia Legislativa nesta segunda-feira (12), o deputado Eduardo Botelho (União) homologou os membros da Comissão de Ética que vai apurar denúncia de quebra de decoro do deputado estadual Gilberto Cattani, por ofensas às mulheres e feministas. O comando fica nas mãos de Janaina Riva (presidente), os demais membros são: Max Russi (corregedor), Júlio Campos (corregedor substituto), Wilson Santos (vice-presidente) e Elizeu Nascimento.
Como esperado, a única mulher na Assembleia, deputada Janaina Riva, comanda a apuração sobre a conduta de Cattani. Ao defender a criminalização do aborto, o deputado comparou mulheres com vacas em período fértil. A denúncia de quebra de decoro parlamentar foi protocolada pela Ordem dos Advogados do Brasil seccional de Mato Grosso e pela Defensoria Pública do Estado.
O episódio envolvendo Cattani ficou ainda mais complicado depois que o parlamentar gravou um vídeo pedindo desculpas às vacas por compará-las com mulheres feministas. Em seguida, veio a público um vídeo em que a esposa de Cattani aparecia "mugindo".
No auge da crise, o parlamentar pediu desculpas às mulheres “decentes” que tivessem se ofendido com as duas declarações.
Internamente, na Assembleia, havia um acordo que os trabalhos da Comissão de Ética só iriam começar com o retorno de Eduardo Botelho à presidência da Casa, como de fato ocorreu.
As indicações dos nomes cabiam aos blocos partidários. Também foi dessa maneira que ficaram alinhados os nomes dos suplentes: Dr. João (MDB), Dr. Eugênio (PSB), Paulo Araújo (PP), Diego Guimarães (Republicanos) e Cláudio Ferreira (PTB).