13 de Janeiro de 2022, 13h:29 - A | A

Poderes / APÓS CRÍTICAS

Janaina vai retirar projeto que proíbe venda de disco de arado: "Atingimos o objetivo"

Proposta causou intenso debate nas redes sociais; deputada vai convocar audiência pública

CAMILLA ZENI
DA REDAÇÃO



A deputada estadual Janaina Riva (MDB) afirmou que vai pedir o arquivamento do projeto de lei que proíbe a venda de discos para churrasco, réchaud (utensílio usado para manter alimentos aquecidos em mesas) e materiais inflamáveis de alto risco em Mato Grosso. 

O texto foi apresentado no dia 4 de janeiro e gerou intensa discussão. Segundo a parlamentar, com isso, o objetivo do projeto foi alcançado, uma vez que sua intenção era chamar a atenção para o perigo do manuseio desses utensílios sem conhecimento e equipamentos de segurança.

"Acredito que atingimos o nosso objetivo, por isso optamos por retirar o projeto de pauta ou até mesmo arquivá-lo, por entender que a discussão que nós gostaríamos que fosse feita já está sendo feita. Mesmo assim, a gente vai realizar uma audiência pública para falar sobre esse assunto com o pessoal do centro de queimaduras, para eles mostrarem números”, explicou Janaina, em vídeo publicado nas redes sociais nesta quinta-feira (13).

Ao propor o projeto, Janaina destacou que, nos últimos três anos, os discos de arado (ou "de churrasco'') se popularizaram em casas e estabelecimentos, em especial para fazerem assados, por serem práticos. "O problema é que, geralmente, elas funcionam com queimadores a álcool e é neste item que mora um grande risco", justificou.

A deputada contou que, ao publicar sobre o assunto nas redes sociais, recebeu diversos comentários relatando casos graves e até mortes em razão do uso do disco de arado. Por isso, a intenção também é convidar fabricantes desses equipamentos para que seja encontrada uma forma de evitar acidentes em decorrência do mau uso ou da falta de instrução para manuseio dos discos. 

Não há data para a audiência pública.

Comente esta notícia



GRUPO ANDRÉ MICHELLS

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076

RepórterMT
G5 NEWS
CONEXÃO PODER