05 de Outubro de 2023, 08h:17 - A | A

Poderes / GUERRA DE PODERES

Jayme defende que Congresso derrube decisões do STF: "Precisa ter um freio de arrumação"

PEC permite que o Congresso Nacional possa derrubar, por maioria qualificada, decisões da Suprema Corte

FERNANDA ESCOUTO
DO CONEXÃO PODER



O senador Jayme Campos (União) falou sobre a necessidade da aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que permite ao Congresso Nacional derrubar decisões do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo ele, a medida é importante para evitar a troca de papéis de Poderes.

As leis são uma, todavia a interpretação são várias, por isso é fundamental que o Congresso, sobretudo o Senado, cumpra essa missão como a Casa da confederação, a Casa revisora [...] Aquilo que certamente tá errado, nós temos que fazer um freio de arrumação e dar a ele o caminho certo. Fazer com que o Senado cumpra com a sua obrigação”, disse Jayme à imprensa na terça-feira (3).

Intitulada PEC do Equilíbrio entre Poderes, a proposta apresentada pelo deputado federal Domingos Sávio (PL-MG) altera o Artigo 49 da Constituição Federal, permitindo que o Congresso Nacional possa derrubar, por maioria qualificada, decisões da Suprema Corte que os congressistas julguem extrapolar os limites constitucionais.

A PEC foi aprovada pela CCJ do Senado nessa quarta-feira (4) e está pronta para ser votada no plenário.

E o nosso papel é de ser um Poder que tenha representatividade, legitimidade pra fazer aquilo que certamente é o correto. Não o Supremo como tem acontecido, quase sendo recorrente a suas decisões, as suas tomadas de posições, é o caso da discriminação da maconha e do aborto”, completou Jayme.

Atualmente, segundo a Constituição Federal, é dever do Legislativo criar leis, enquanto a atribuição do STF é a de julgar casos de inconstitucionalidade. A intenção dos parlamentares é que o Supremo não possa mais criar regulamentações sobre temas que estão sendo debatidos no Congresso Nacional.

Para ser aprovado, precisará de 308 votos na Câmara e de 49 votos no Senado em dois turnos de votação em cada Casa (o mesmo quórum exigido para aprovar mudanças na Constituição).

Comente esta notícia



GRUPO ANDRÉ MICHELLS

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076

RepórterMT
G5 NEWS
CONEXÃO PODER