Os senadores de Mato Grosso Jayme Campos (União Brasil) e Wellington Fagundes (PL) assinaram o requerimento para instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), para investigar supostas irregularidades cometidas por institutos de pesquisa eleitoral no Brasil.
O requerimento feito pelo senador Marcos do Val (Podemos-ES), já conta com o apoio de 30 senadores. O documento foi apresentado em plenário na sessão de quinta-feira (06).
De acordo com o requerimento o senador quer apurar as “expressivas discrepâncias” verificadas “em eleições recentes” entre os números de intenção de voto apresentados em pesquisas eleitorais e os eventuais resultados das urnas.
Para isso, ele pretende que a CPI investigue as metodologias e sistemas de realização de pesquisas, a partir de elementos sociológicos, matemáticos e demográficos, mas também “político-partidários”.
Segundo o Marcos do Val, o objetivo é identificar quais institutos operam “fora das margens toleráveis”.
Para que a criação da CPI, o requerimento precisa ser lido no Plenário e contar com 27 assinaturas válidas.
Entretanto, caso o requerimento não seja lido antes da partida de senadores suplentes e dos que estão com os mandatos no fim, as assinaturas deles não poderão ser consideradas para a contagem de quórum.