VANESSA MORENO
CONEXÃO PODER
O deputado federal José Medeiros (PL) disse à imprensa, na manhã desta quarta-feira (23), que não é portador da doença de Parkinson. Em agosto deste ano, ele havia recebido um diagnóstico da doença, após apresentar um quadro de tremedeira, mas uma nova análise clínica concluiu que o caso se trata apenas de um tremor essencial causado por estresse.
“Eu estou em estado de graça, eu tive um diagnóstico de Parkinson e aí eu fiz outro, fui no Instituto do Cérebro lá no Rio Grande do Sul e os médicos de lá falaram que não é Parkinson, é um tremor essencial um pouco exacerbado pelo estresse”, contou o deputado.
A anúncio do diagnóstico de Parkinson foi dado no último dia 14 de agosto, durante uma reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados. Em uma discussão entre Medeiros e o deputado Helder Salomão (PT-ES), ele falou sobre o assunto ao ouvir um comentário sobre a sua tremedeira.
“Só informar o deputado Salomão que essa tremedeira não é uma animosidade contra vossa excelência, não. Eu estou com um diagnóstico de Parkinson. Espero que o senhor nunca passe por isso e é tão somente por isso que está a tremedeira. Não é caso também para tanto, não precisa fazer piada com isso”, explicou o deputado à época.
Agora, sabendo que não é portador da doença, o parlamentar disse estar animado e falou que está fazendo uso do medicamento Atenolol, indicado para controlar os tremores. “Graças a Deus não é Parkinson, eu estou animadíssimo”, contou Medeiros.
Tremor essencial é um distúrbio neurológico que causa desordem nos movimentos em diferentes partes do corpo. Ele pode aparecer em qualquer idade, mas é mais comum na fase adulta e afesta 20% da população acima dos 65 anos, conforme informações do Ministério da Saúde. O distúrbio não tem cura, mas tem tratamento.