01 de Maio de 2022, 10h:08 - A | A

Poderes / SEM BIOMETRIA

Júlio cobra que Gilmar Mendes interfira para revalidar títulos eleitorais da Baixada Cuiabana

Ex-governador afirmou que títulos cancelados podem interferir em representatividade de Cuiabá e Várzea Grande

MÁRCIA MATOS
DO REPÓRTERMT



O ex-governador e pré-candidato a deputado estadual Júlio Campos (União Brasil) cobrou que as “personalidades mato-grossenses” pressionem o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, e a Justiça Eleitoral para que títulos de eleitores da baixada cuiabana não sejam cancelados por falta de biometria.

Júlio destacou que, na semana passada, a Justiça Eleitoral decidiu regularizar, de forma automática e temporária, cerca de 107 mil títulos de eleitores de 53 cidades de Mato Grosso que não passaram por revisão do eleitorado com a coleta de dados biométricos. Contudo, Cuiabá e Várzea Grande não foram contemplados.

Na avaliação do ex-governador, a decisão judicial de deixar a baixada cuiabana de fora da relação gera um enorme prejuízo para as eleições, em termos de representação política, uma vez que os municípios do interior do Estado poderão significar uma parcela de eleitores aptos maior do que a da baixada.

Júlio ainda afirmou que, em sua visão, a decisão do TSE reflete uma “falta de representatividade e de pressão da classe política da baixada cuiabana em Brasília, junto ao Tribunal”. Ele, então, sugeriu que ainda é possível que as lideranças de Cuiabá e Várzea Grande se unam para tentar uma nova decisão na Justiça Eleitoral.

“Ainda há tempo de fazer um esforço, mobilizar as personalidades em Brasília, e tentar viabilizar, junto ao nosso querido ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes, que é mato-grossense, aqui ligado a nós, para que ele possa interferir junto a seus ministros que compõem o TSE, para que possam revalidar também os títulos da baixada cuiabana”, colocou.

De acordo com o TSE, Cuiabá e Várzea Grande não entraram na relação de municípios que tiveram os títulos revalidados porque ambas cidades já passaram por revisão de dados biométricos. Legalmente, o cidadão que está com o título cancelado por falta de biometria ainda pode regularizar a situação até o dia 4 de maio.

Comente esta notícia



GRUPO ANDRÉ MICHELLS

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076

RepórterMT
G5 NEWS
CONEXÃO PODER