RAFAEL COSTA
DO CONEXÃO PODER
O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) anunciou nesta quinta-feira (31) que é pré-candidato a prefeito de Cuiabá. O parlamentar declarou que sempre manteve uma postura crítica com relação à antecipação do debate eleitoral. Diante disso, deixou claro que sua posição é reflexo do amadurecimento de um debate interno no partido.
O anúncio foi feito à imprensa após o deputado voltar de Brasília, onde se reuniu com lideranças do partido.
"É uma decisão coletiva, amadurecida politicamente e início uma nova etapa de consolidar esse propósito nas instâncias partidárias com os partidos que estão em nosso arco de alianças. Nós amadurecemos a decisão e anuncio que sou pré-candidato a prefeito de Cuiabá", disse.
Lúdio Cabral ainda ressaltou que o PT ainda tem como opção na disputa, a suplente de deputada federal Rosa Neide. A definição do nome em Cuiabá será feita pelo diretório nacional a partir de outubro.
"Estive com a Rosa Neide na terça-feira em Brasília. O nosso entendimento é que nós vamos trabalhar pela unidade e encaminhar o nome, em outubro, à direção nacional do partido", destacou.
Desde 2022, quando lançou Lula na disputa à Presidência da República, o PT firmou uma federação com PV e PCdoB, o que significa que a aliança dos partidos se estende até as eleições de 2026, sendo reproduzida nas eleições municipais e estaduais. Em Cuiabá, o PV trabalha o nome do vice-prefeito de Cuiabá, José Roberto Stopa.
Apesar disso, Lúdio Cabral avalia que não há impeditivo para o PT trabalhar uma candidatura que seja pautada pelo sentimento de mudança com relação à gestão do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB). "O PT vai se colocar como opção de mudança. Há a realidade que a população vivencia hoje de ter seus direitos suprimidos e com muita dificuldade de ter suas demandas atendidas. O PT em Cuiabá trabalha pela correção de rumos. Pela construção de políticas públicas que contemplem o cidadão", pontuou.
Ex-vereador por Cuiabá, Lúdio foi candidato a prefeito de Cuiabá nas eleições de 2012. Naquele ano, travou uma disputa acirrada com o atual governador Mauro Mendes, que veio a ser eleito numa disputa de dois turnos. Em 2014, ele foi candidato ao governo do Estado, mas também foi derrotado nas urnas.
Nas eleições de 2022, o petista foi o candidato a deputado estadual com melhor desempenho de votos em Cuiabá, registrando 22.356 votos em Cuiabá, enquanto o segundo colocado, Eduardo Botelho, reuniu 16.778. A terceira colocada foi Janaína Riva, com 12.647 votos.
No atual cenário político, ainda são pré-candidatos a prefeito de Cuiabá o presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho, e o secretário chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, ambos do União Brasil, o deputado federal Abílio Brunini (PL) e o vice-prefeito de Cuiabá, José Roberto Stopa (PV).