DAFFINY DELGADO
CONEXÃO PODER
A estratégia do candidato a prefeito de Cuiabá, Lúdio Cabral (PT), para conquistar votos fora de sua bolha da esquerda entrou em um novo patamar neste segundo turno. Se antes ele já escondeu a cor e o símbolo de seu partido, o vermelho e a estrela, e até mesmo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), agora ele tenta se apossar de pilares que sempre foram da ala conservadora. Em uma “Carta aberta aos cristãos” divulgada nessa quinta-feira (10), o petista se dirige a esse público com inúmeros termos bíblicos para alcançar o eleitor da direita.
O petista concorre no segundo turno das eleições municipais, que acontecem no dia 27 deste mês, contra o bolsonarista Abilio Brunini (PL).
Na carta, Lúdio se dirige ao público cristão com termos e expressões bíblicas, se assemelhando a um perfil muito bem conhecido pela ala conservadora: o de Jair Messias Bolsonaro (PL). Tal qual o "Deus acima de tudo, Brasil acima de todo" e "Deus, Pátria e Família", bordões que Bolsonaro sempre repetia, agora Lúdio tenta usar de símbolos cristãos para conquistar o voto da direita.
A carta, mais que apresentar um candidato cristão, é uma tentativa de estampar um perfil de "esquerda conservador", pregando valores comuns aos defendidos pelo ex-presidente, para tirar votos do adversário Abilio.
No texto, Lúdio afirma que o seu compromisso, acima de qualquer interesse particular ou partidário, "é fazer que a nossa gestão seja resposta de orações, colocando o nosso coração na fonte certa que é Jesus".
Ele ainda afirma ser contra o aborto, posicionamento contrário à linha de seu partido, que apoia a descriminalização dessa prática.
"Sou movido pelo desejo de construir uma cidade onde os valores que compartilhamos – a integridade e retidão, a justiça, a compaixão e o respeito ao próximo – estejam presentes em cada decisão. Proponho uma administração abençoadora na vida das pessoas e da natureza, que valorize a vida desde a sua concepção, que cuide verdadeiramente das famílias, que proteja os idosos, que invista na educação, na proteção das nossas crianças e jovens e que ajude verdadeiramente a trazer alegria, pois quando um justo governa o povo se alegra", diz trecho de carta.
Ainda na carta, Lúdio apresenta algumas propostas em parceria com as igrejas. Isso inclui ampliar o número de salas de aulas em creches; implantar o programa Cozinha Solidária na distribuição de alimento para a população mais vulnerável; cursos de capacitação e qualificação profissional; e cursinho preparatório para vestibular e Enem.
"Assumo o compromisso de fazer uma gestão com excelência. Ao lado de vocês, quero trabalhar para que Cuiabá seja um lugar onde a fraternidade e o amor ao próximo sejam vividos no dia a dia", diz outro trecho.
A estratégia do petista, agora no segundo turno, tendo um único adversário e que integra a direita conservadora brasileira, é se aproximar desse público na tentativa de conseguir mais votos e vencer a disputa.