Sábado, 05 de Julho de 2025

26 de Agosto de 2022, 10h:22 - A | A

Poderes / COM APOIO DOS BARÕES

Lula diz que MST fez favor ao invadir terras, chama fazendeiros de fascistas e cita Blairo Maggi

O petista defendeu o MST, atacou produtores rurais de direita e disse que o agronegócio sério é aquele que exporta para a China.

MÁRCIA MATOS
DO CONEXÃO PODER



Na sabatina do Jornal Nacional na noite de quinta-feira (25), Lula (PT) declarou que o Movimento Sem Terra (MST) fazia um favor ao invadir terras e ainda atacou quem é do agronegócio e está contra ele. O petista os chamou de fascistas e genocidas. Para mostrar que tem o apoio do ‘agro bom’ ele citou Blairo Maggi (PP). (Assista abaixo)

As declarações de Lula ocorreram quando foi questionado se considera que parte do agronegócio não o apoia devido à relação do partido dele com o MST. Ele saiu em defesa dos invasores.

“O sem terra invadia terras improdutivas, quem fiscalizava a terra era o Incra e quem pagava era o governo. Tinha hora que eu falava: o sem terra acho que está fazendo favor pros fazendeiros, porque está invadindo a terra para o governo pagar”, defendeu.

No JN Lula ainda disse que os produtores que defendem o meio ambiente são aqueles que exportam para a China, e que ele chamou de “agronegócio sério”, já a parcela que ele chamou de fascista, direitista e genocida, ele afirmou que faz oposição à preservação.

“O Bolsonaro está ganhando alguns fazendeiros porque está liberando arma. Tem gente que acha que é bom ter arma em casa e que é bom a matar alguém”, disparou.

Indicando que tem o apoio dos barões do agronegócio, o petista citou Blairo Maggi, maior produtor de soja do país. Ele fez uma analogia de que Blairo pode comprar galinha caipira do pequeno produtor e portanto pequenos e grandes produtores têm que conviver em paz, como se houvesse alguma discordância entre eles além da rejeição política a ele.

Em Mato Grosso e no Brasil todo não é segredo para ninguém que Blairo apoia Lula e nesse apoio consta ainda a participação do senador Carlos Fávaro (PSD), que coordena a campanha de Lula no Estado, e de Neri Geller (PP), candidato ao Senado, que têm a missão de tentar conquistar apoio de representantes do agro que não sejam barões. A tarefa deve ficar mais dura após as declarações de Lula em defesa do MST.

Comente esta notícia



Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076