18 de Julho de 2022, 19h:48 - A | A

Poderes / ANÁLISE

Lula não sustenta vantagem; Vai ser pau a pau no primeiro turno e ele perde no segundo

DA REDACAO



O analista político Onofre Ribeiro, em conversa com RepórterMT, avaliou que o Brasil, após o trâmite eleitoral deste ano, poderá passar por um processo muito amargo de depuração. 

O analista, questionado sobre a hipótese de fraude nas eleições, fez previsão drástica. "Eles [esquerda] estão num beco sem saída e, se houver algum tipo de fraude, as Forças Armadas vão interferir e eles sabem disso; A interferência [caso ocorra] será muito ampla. Estamos a um passo de uma enorme ruptura necessária", avaliou. 

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

 

>>> Receba notícias no Telegram e fique bem informado

Pesquisas

 

Onofre afirma que, a ideia dos bancos e operadoras financeiras  bancarem as pesquisas que mostram o petista Luis Inácio Lula da Silva (PT), sempre na frente do presidente Jair Bolsonaro, é criar a narrativa para facilitar a volta do petista porque "eles querem voltar a ter seus lucros exorbintantes". 

 

"No período do PT, os bancos lucraram R$ 4 trilhões em juros  pagos pelo governo por conta do défict público. Gastava-se muito mais do que arrecadava e os bancos querem voltar para esse tempo", disse. 

 

Onofre lembra que, essa gastança, fez com que o governo que sucedeu a impeachmada Dilma Rousseff (PT), Michel Temer (MDB), criasse o teto de gastos, para conter a sangria nos cofres públicos. A medida de Temer, Lula quer, se eleito, revogar e abrir os cofres novamente. 

"Os bancos estão pagando todas as pesquisas e a ideia é criar a narrativa do já ganhou". Onofre diz que a campanha, mesmo com todo o viés da imprensa nacional, particularmente do "consórcio", não será nada tranquila. Para Onofre Ribeiro, Lula não conseguirá sustentar qualquer vantagem num eventual segundo turno. "Vai ser pau a pau no primeiro turno e ele [Lula] perde no segundo", previu.

Suposta fraude

O presidente Jair Bolsonaro, nesta segunda (18) se reuniu com cerca de 50 embaixadores em Brasília para explanar sobre o que ele chama de fragilidade do sistema eleitoral, colocando a inviolabiliade das urnas eletrônicas em xeque. 

O presidente fez uma apresentação usando matérias de diversos sites de notícias, bem como videos com manifestações de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).  Bolsonaro citou novamente o caso da invasão hacker no sistema do TSE – em que o invasor alega ter tido acesso aos códigos-fonte da corte eleitoral e que conseguiu a senha de um magistrado e criticou a postura do STF e do TSE.

 “No Brasil, não tem como acompanhar a apuração [das urnas eletrônicas]. Eu não sei o que vem fazer observadores de fora por aqui. Vão fazer o que se o sistema é falho e inauditável?”. Bolsonaro disse ainda que Fachin é o ‘responsável por tornar [o pré-candidato à Presidência] Lula elegível’ e disse que o petista era o candidato preferido do magistrado. Além disso lembrou  Luís Roberto Barroso foi colocado na Suprema Corte pelo PT. 

Comente esta notícia



GRUPO ANDRÉ MICHELLS

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076

RepórterMT
G5 NEWS
CONEXÃO PODER