DA REDAÇÃO
A primeira-dama Márcia Pinheiro visitou, nesta segunda-feira (29), sete famílias, do bairro Centro-América, afetadas pela forte chuva da última sexta-feira (25). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, foram 41,9 milímetros de água registrados em 24 horas, número consideravelmente acima do normal.
Há registro de diversas famílias afetadas em várias regiões de Cuiabá como os bairros Altos da Serra 2, Dr. Fábio, Três Barras, Alameda e Centro América. Houve o registro de 10 ocorrências no Corpo de Bombeiro entre queda de árvores, enchentes, entre outros.
“Estamos aqui visitando e vendo de perto a realidade dessas famílias que perderam tudo. Seus móveis, sua casa e quase perderam a vida pela força da água. Viemos prestar nossa solidariedade a essa famílias e também ver o que podemos ajudar, dentro do ponto de vista social, porque essas pessoas, nesse momento, precisam ser amparadas e acolhidas”, frisou Márcia.
A visita foi acompanhada por profissionais da Secretaria de Assistência Social, que estão fazendo o levantamento socioeconômico dessas famílias; da Secretaria de Obras, que irão avaliar serviços estruturais e da Defesa Civil que irá fazer o diagnóstico de danos dentro da área afetada pela chuva.
“Essa visita técnica dos profissionais de diversas secretarias para iniciarmos uma força tarefa para ajudar essas famílias. São serviços paliativos de obras que podem ser feitos para desviar o curso da água e não causar mais danos, são entulhos e lixos que obstruem os córregos que pode ser limpo e os serviços sociais que amparam essas pessoas, nesse momento”, contou.
Moradora do bairro desde 1996, Lucinda Almeida de Barros, contou os momentos de tensão vividos durante a intensa chuva que fez o córrego principal do bairro transbordar e invadir as casas adjacentes.
“Eu ouvi um forte estrondo e pensei que era um trovão. Quando fui ver era a água saindo, o muro tinha caído e a água tinha invadido a casa. Foi um livramento. Agradecemos a visita da primeira-dama que foi sensível em ver de perto. Nunca pensei que ela poderia vir e conhecê-la”, disso.